Islamismo e Cultura Malaia em Espectáculos de Dabus em Perak Malásia
DOI:
https://doi.org/10.34630/e-rei.vi13.6328Palavras-chave:
Apresentação de Dabus, Islão, Cultura MalaiaResumo
A Malásia possui uma filosofia cultural distinta em sua política cultural nacional, enfatizando o fortalecimento da nação. O Islão desempenha um papel central nessa filosofia, e as expressões artísticas devem refletir os princípios islâmicos, conforme tem ocorrido desde a chegada da religião à Península Malaia. Uma questão fundamental que surge diz respeito a qual paradigma islâmico (mazhab) deve servir de fundamentar para a criação artística malaia. Este artigo defende o conceito de “Islã Malaio”, que representa a integração do Islã e da cultura malaia em todos os aspectos da vida, incluindo a prática do Dabus. Um estudo de campo de dois anos com o grupo de Dabus Tanjung Bidara, em Perak, Malásia, revelou que: (1) a estrutura das apresentações de Dabus está intimamente alinhada com os valores islâmicos; (2) a função das apresentações de Dabus está enraizada no bem-estar social, guiada pelos princípios islâmicos; (3) os significados e valores centrais incorporados nas apresentações de Dabus são baseados no monoteísmo islâmico (ketauhidan); e (4) as fundamentos islâmicas são essenciais na formação da arte malaia como um contraponto às influências estéticas ocidentais.
Referências
Abdullah, B. M. (1984). Falsafah dan pemikiran orang-orang Melayu, hubungannya dengan Islam dan kesenian. Kementerian Kebudayaan, Belia dan Sukan.
Asmad. (1990). Kesenian tari: Siri bunga rampai kebudayaan Malaysia. Associated Educational Distribution (M) Sdn. Bhd.
Atjeh, A. B. (1993). Pengantar ilmu tarekat: Kajian historik tentang mistik. Ramadani.
Atjeh, A. B. (1994). Pengantar sejarah sufi dan tasawuf. Ramadani.
Attas, M. N. A. (1990). Islam dalam sejarah dan kebudayaan Melayu. Mizan.
Audah, A. (1993). Kreativitas kesenian dalam tradisi Islam. In Yustiono (Ed.), Islam dan kebudayaan Indonesia, dulu, kini, dan esok (pp. 115–130). Yayasan Festival Istiqlal.
Din, A. (2016). Asas kebudayaan dan kesenian Melayu. Universiti Kebangsaan Malaysia.
Eliade, M. (1974). Shamanism: Archaic techniques of ecstasy. Princeton University Press.
Faruqi, A. (1992). Al-Tawhid: Its implications for thought and life (2nd ed.). International Institute of Islamic Thought (IIIT).
Faruqi, I. R. (1984). Islamisasi pengetahuan. Pustaka.
Faruqi, I. R. (1999). Seni tauhid: Esensi dan ekspresi estetika Islam. Bentang.
Feldman, E. B. (1967). Art as image and idea. Prentice-Hall.
Fischer, J. (1944). The folk art of Java. Oxford University Press.
Gazalba, S. (1977). Pandangan Islam tentang kesenian. Pustaka Antara.
Gazalba, S. (1988). Islam dan kesenian: Relevansi Islam dan seni budaya karya manusia. Pustaka Alhusna.
Hamka. (2016). Pandangan hidup Muslim. Gema Insani.
Hegel, G. W. F. (1975). Lectures on aesthetics (T. M. Knox, Trans.). Clarendon Press.
Hegel, G. W. F. (1979). Hegel: On the arts. Selections from G. W. F. Hegel, Aesthetics or The philosophy of fine art (H. Paolucci, Trans. & Ed.). Frederick Ungar Publishing Co.
Kadir, W. A. (1992). Islam dan budaya Melayu. Masfami Enterprise.
Kadir, W. A. (2002). Tradisi dan perubahan masyarakat dan budaya Melayu. Pustaka Ilmu.
Kadir, W. A. (2007). Asas nilai dan norma Melayu. Pustaka Ilmu.
Kartodirdjo, S. (1982). Pemikiran dan perkembangan historiografi Indonesia. PT Gramedia.
Kuntowijoyo. (1987). Budaya dan masyarakat. Penerbit PT Tiara Wacana.
Lindsay, J. (1992). A Javanese gamelan: Traditional orchestra of Indonesia. Oxford University Press.
Mohammad, A. (2008). Sumbangan tamadun Islam dan kehidupan masyarakat di Alam Melayu hingga abad ke-17 M. Journal of al-Tamaddun, 3(1), 45–60.
Moraza, O. (1994, December 19). Dabus tetap bertahan di Perak. Harian Berita.
Muzakki, M. (1990). Tarekat dan Debus Rifaiyah di Banten [Undergraduate thesis, Universitas Indonesia].
Nasr, S. H. (1993). Spiritualitas dan seni Islam. Mizan.
Nasr, S. H. (1997). Pengetahuan dan kesucian. Pustaka Pelajar.
Nasution, I. P. (1995). Debus, Islam dan kiai: Studi kasus di Desa Tegalsari, Kecamatan Walantaka, Kabupaten Serang [Master's thesis, Universitas Indonesia].
Pulungan, J. S. (2009). Sejarah peradaban Islam. Grafindo Telindo Press.
Purnama, Y. (1998). Debus, bisakah menjadi pertunjukan eksklusif. Buddhiracana, 2(6), 45–58.
Qardhawi, Y. (1998). Seni dan hiburan dalam Islam. Pustaka al-Kautsar.
Qardhawi, Y. (2019). Islam bicara seni. PT Era Adicitra Intermedia.
Rajendran, M. (1993). Sejarah Islam. IBS Buku.
Santosa, R. B. (2000). Omah: Membaca makna rumah Jawa. Yayasan Bentang Budaya.
Sikana, M. (1996). Falsafah dan seni kreatif Melayu. Dewan Bahasa dan Pustaka.
Sinaga, S. S. (2001). Akulturasi kesenian rebana (The acculturization of the art of Rebana).
Harmonia, Jurnal Pengetahuan dan Pemikiran Seni, 2(3), 91–108.
Sirjani, R. A. (2014). Sumbangan peradaban Islam pada dunia. Pustaka al-Kautsar.
Sumardjo, J. (2006). Estetika paradoks. Sunan Ambu Press.
Takari, M. (2013). Kesenian Melayu: Kesinambungan, perubahan, dan strategi budaya. Majlis Adat Budaya Melayu Indonesia.
Yulika, F. (2016). Jejak seni dalam sejarah Islam. Institut Seni Indonesia Padangpanjang.
Yunus, M. (1974). Kamus bahasa Arab-Indonesia. Yayasan Penyelenggara
Penterjemah/Pentafsir Al-Qur’an.
Yusof, A. (2000). Beberapa aspek `urf fasid dalam budaya Melayu dan kesannya terhadap hukum. In Prosiding Seminar Hukum Islam Semasa III Peringkat Kebangsaan (pp. 115–130). Akademi Pengajian Islam, Universiti Malaya.
Zakaria, I. (2012). Islam dan falsafahnya dalam kebudayaan Melayu. Jurnal Hadhari: Special Edition, 91–108.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 E- Revista de Estudos Interculturais

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.