A Linguagem dos Estudos Culturais e das Artes: Um mapeamento digital de envolvimentos e tendências com base nas humanidades digitais

Autores

  • William Afonso Cantú Universidade de Lisboa, CI&DEI, Instituto Politécnico de Leiria, Portugal
  • Jenny Gil Sousa CICS.NOVA, CI&DEI, CLLC, Instituto Politécnico de Leiria, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.34630/e-rei.vi13.6324

Palavras-chave:

Estudos Culturais, Artes, Tendências, Humanidades Digitais, Cultura

Resumo

Este estudo explora a intersecção entre os Estudos Culturais e as Artes, destacando as suas ligações teóricas, metodológicas e epistemológicas. A cultura, enquanto local de disputas simbólicas e de produção de significados, desempenha um papel central nesta intersecção, intimamente imbricada com a construção da identidade e a representação material. Neste contexto, as Artes emergem enquanto representação humana, funcionando como expressões estéticas e práticas discursivas que se relacionam com processos sociais, políticos e históricos. A integração das Humanidades Digitais neste processo veio contribuir para estas análises, introduzindo métodos de análise que articulam métodos tradicionais das humanidades com ferramentas tecnológicas para mapear redes de citações e tendências teóricas. Esta investigação recorre à análise bibliométrica para identificar núcleos teóricos fundamentais e padrões emergentes no cruzamento entre os Estudos Culturais e as Artes. Os resultados revelam uma crescente articulação interdisciplinar entre estes campos, particularmente em torno de temas relacionados com identidade, representação, poder e mediação simbólica. O estudo fornece uma cartografia epistemológica que melhora a compreensão das sinergias teóricas nos Estudos Culturais e demonstra a relevância das metodologias digitais para a investigação cultural, reforçando o potencial transformador das abordagens interdisciplinares. Através da metodologia e dos resultados, esta investigação contribui para alargar o âmbito analítico dos Estudos Culturais e encoraja novas investigações sobre a produção artística, a crítica cultural e as metodologias em evolução nas humanidades. 

Biografias Autor

William Afonso Cantú, Universidade de Lisboa, CI&DEI, Instituto Politécnico de Leiria, Portugal

Possui um Pós-Doutoramento em um Doutoramento em Estudos de Cultura pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e é mestre em Design e Cultura Visual pelo IADE. É docente na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria e Investigador integrado no Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa. A sua investigação está ancorada na análise crítica interdisciplinar das visualidades, centrando-se nos modos de produção, circulação e legitimação das representações e produções culturais, através dos Estudos Culturais e do mapeamento de tendências culturais emergentes.   

Jenny Gil Sousa, CICS.NOVA, CI&DEI, CLLC, Instituto Politécnico de Leiria, Portugal

É doutorada em Estudos Culturais pela Universidade de Aveiro, mestre em Arte e Educação pela Universidade Aberta e licenciada em Animação Socioeducativa, com especialização em Desenvolvimento Local, pelo Instituto Politécnico de Coimbra. É professora adjunta na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria, investigadora integrada no CICS.NOVA e investigadora colaboradora no CI&DEI e no Centro de Línguas, Literaturas e Culturas. Tem escrito diversos artigos e capítulos de livros, especialmente sobre estudos culturais, arte e intervenção artística, desenvolvimento comunitário, educação não-formal, intervenção social, envelhecimento e velhice e acessibilidade e inclusão.   

Referências

Alves, D. (2016). As Humanidades Digitais como uma Comunidade de Práticas dentro do Formalismo Académico: Dos Exemplos Internacionais ao Caso Português. Ler História, 69, 91–103. https://doi.org/https://doi.org/10.4000/lerhistoria.2496

Baptista, M. M. (2009). Estudos culturais: O quê e o como da investigação. Carnets, Première Série - 1 Numéro Spécial. https://doi.org/10.4000/carnets.4382

Baptista, M. M. (2024a). Estudos culturais em Portugal: Encruzilhadas e labirintos. In G. Borges, G. Rui & O. Ribeiro (Eds.), Cidadania digital e culturas do contemporâneo (13-20). Grácio Editor.

Baptista, M. M. (2024b). Portuguese Cultural Studies: Using Hall’s Legacy. Studi Culturali, 21(1), 51–68. https://doi.org/10.1405/113067

Burdick, A.; Drucker, J.; Lunenfeld, P.; Presner, T. & Shnapp, J. (2020). Um breve guia para as Humanidades Digitais. TECCOGS – Revista Digital de Tecnologias Cognitivas, 21, 69-98. https://doi.org/10.23925/1984-3585.2020i21p69-98

Castro, R. (2019). As humanidades digitais além de uma abordagem previsível: um delineamento de um conceito em construção. Liinc Em Revista, 15(1), 27-39. https://doi.org/10.18617/liinc.v15i1.4566

Chen, C. (2017). Science Mapping: A Systematic Review of the Literature. Journal of Data and Information Science, 2(2). https://doi.org/10.1515/jdis-2017-0006 Dewey. J. (1980). Art as experience. Perigee Books.

Donthu, N., Kumar, S., Mukherjee, D., Pandey, N., & Lim, W. M. (2021). How to conduct a bibliometric analysis: An overview and guidelines. Journal of Business Research, 133, 285–296. https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2021.04.070

Donthu, N., Kumar, S., & Pattnaik, D. (2020). Forty-five years of Journal of Business

Research: A bibliometric analysis. Journal of Business Research, 109, 1–14. https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2019.10.039

Dumitru, D. (2019a). Creating meaning. The importance of Arts, Humanities and Culture for critical thinking development. Studies in Higher Education, 44(5), 870–879. https://doi.org/10.1080/03075079.2019.1586345

Dumitru, D. (2019b). Creating meaning. The importance of Arts, Humanities and Culture for critical thinking development. Studies in Higher Education, 44(5), 870–879. https://doi.org/10.1080/03075079.2019.1586345

Errington, S. (2023). The death of authentic primitive art: And other tales of progress. The

Death of Authentic Primitive Art: And Other Tales of Progress, 1–309. https://doi.org/10.1525/var.2000.16.1.81

Escosteguy, A. (1998). Uma introdução aos Estudos Culturais. FAMECOS, 9, 87–97.

Grossberg, L. (2020). Cultural Studies in the Future Tense. Duke University Press.

Guan, A., Gao, C., Zhang, T., & Zhou, W. (2018). Exploring the metaphor of information under the context of information science research: A Co-words Analysis. Procedia Computer Science, 131, 739–745. https://doi.org/10.1016/j.procs.2018.04.319

Hall, S. (2003). Da Diáspora: Identidades e Mediações Culturais. UFMG.

Jhally, S. (2015, April 16). The Origins of Cultural Studies: Featuring Stuart Hall [Video recording]. Media Education Foundation. https://doi.org/10.4135/9781473929098

Klarin, A. (2024). How to conduct a bibliometric content analysis: Guidelines and contributions of content co-occurrence or co-word literature reviews. International Journal of Consumer Studies, 48(2). https://doi.org/10.1111/ijcs.13031

Koshelieva, O., Tsyselska, O., Kravchuk, O., Buriak, B., & Miatenko, N. (2023). Digital transformation in culture and art: exploring the challenges, opportunities, and implications in

Cultural Studies. Research Journal in Advanced Humanities, 4(3), 41–55.

https://doi.org/10.58256/rjah.v4i3.1236

Linnenluecke, M. K., Marrone, M., & Singh, A. K. (2020). Conducting systematic literature reviews and bibliometric analyses. In Australian Journal of Management (Vol. 45, Issue 2, pp. 175– 194). SAGE Publications Ltd. https://doi.org/10.1177/0312896219877678 Mattelart, A. & Neveu, E. (2006). Introdução aos Cultural Studies. Porto Editora.

McRobbie, A. (2005). The Uses of Cultural Studies: A Textbook. SAGE.

Moral-Muñoz, J. A., Herrera-Viedma, E., Santisteban-Espejo, A., & Cobo, M. J. (2020). Software tools for conducting bibliometric analysis in science: An up-to-date review. In Profesional de la Informacion (Vol. 29, Issue 1). El Profesional de la Informacion.

https://doi.org/10.3145/epi.2020.ene.03

Portela, M. (2008). Humanidades Digitais: as Humanidades na Era da Web 2.0. Oficina Dos Saberes - Ciência Refletida, Imprensa Da Universidade de Coimbra, 50–51.

https://doi.org/https://hdl.handle.net/10316/83568

Sarmento, C. (2015). Estudos interculturais aplicados: Textos, turismos e tipologias. Vida Económica – Editorial SA

Sheringham, M. (2023). Everyday Life: Theories and Practices from Surrealism to the Present. In Everyday Life: Theories and Practices from Surrealism to the Present. Oxford University Press.

https://doi.org/10.1093/oso/9780199273959.001.0001

Storey, J. (1996). Cultural Studies and the study of popular culture – Theories and Methods. Edinburgh: Edinburgh University Press, Ltd.

van Eck, N. J., & Waltman, L. (2010). Software survey: VOSviewer, a computer program for bibliometric mapping. Scientometrics, 84(2), 523–538. https://doi.org/10.1007/s11192-009-0146-3 van Eck, N. J., & Waltman, L. (2014). Visualizing Bibliometric Networks. In Measuring Scholarly Impact (pp. 285–320). Springer International Publishing. https://doi.org/10.1007/978-3-319-103778_13

Zhukova, O. A. (2024). From Art History to Sociology of Art and Cultural Studies: in Search of New Methodological Approaches. Russian Sociological Review, 23(2), 364–378.

https://doi.org/10.17323/1728-192x-2024-2-364-378

Downloads

Publicado

2025-06-09

Como Citar

Cantú, W. A., & Sousa, J. G. (2025). A Linguagem dos Estudos Culturais e das Artes: Um mapeamento digital de envolvimentos e tendências com base nas humanidades digitais . E- Revista De Estudos Interculturais , (13). https://doi.org/10.34630/e-rei.vi13.6324

Edição

Secção

Artigos