A Importância da Interculturalidade na Inovação Empresarial: O caso de estudo da Brave Generation Academy

Autores

  • José Santos ISLA Gaia, Portugal
  • Marco Lamas ISLA Gaia, CEI, ISCAP-P.PORTO, Portugal
  • Carina Cerqueira CEI, ISCAP-P.PORTO, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.34630/e-rei.vi13.6323

Palavras-chave:

Interculturalidade, Diversidade cultural, Multiculturalidade, Inovação empresarial, Competências Interculturais

Resumo

Com a intensificação da globalização nas mais diversas áreas e setores ao redor do mundo, tem-se verificado que a relação entre a interculturalidade e a inovação empresarial é cada vez mais estreita, uma vez que estudos realçam que a combinação de perspetivas culturais diversificadas nas estratégias de inovação empresarial se apresenta como uma tendência e um tema cada vez mais investigado. Assim, as empresas inovadoras estão cada vez mais aptas para fazerem face a um mercado em constante globalização e diversificação. De modo a responder à pergunta de investigação,

“Qual a importância da diversidade cultural dos colaboradores para a capacidade de inovação na Brave Generation Academy (BGA)?”, utilizou-se uma metodologia mista, que combina elementos de pesquisa quantitativo e qualitativo, nomeadamente inquéritos por questionário aos colaboradores e entrevista ao diretor de Recursos Humanos da BGA. Para tal, identificou-se a Brave Generation Academy como uma organização capaz de integrar colaboradores de diferentes culturas e que obtém resultados inovadores, pelo que se realizou um estudo de caso na referida instituição. Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa exploratória e descritiva realizada na Brave Generation Academy (BGA) sobre o impacto da crescente diversidade cultural dos colaboradores na inovação empresarial. As conclusões da pesquisa demonstram que os colaboradores e o Diretor de Recursos Humanos (DRH) da Brave Generation Academy acreditam que a interculturalidade possuiu uma importância significativa e vantajosa para a organização, estando diretamente relacionada com a promoção de um ambiente laboral que se evidencia pela criatividade, diversidade de ideias e soluções inovadoras.   

Biografias Autor

José Santos, ISLA Gaia, Portugal

José Filipe Lamas Santos é Licenciado em Filosofia pela Faculdade de Letras de Universidade do Porto e Mestre em Gestão de Recursos Humanos pelo ISLA - Instituto Politécnico de Gestão e Tecnologia. É formador certificado pelo IEFP e integra o Bussiness Innovation Lab do ISLA-Gaia. josefilipesantos01@hotmail.com

Marco Lamas, ISLA Gaia, CEI, ISCAP-P.PORTO, Portugal

Post-Doc in Education (Entrepreneurship), PhD in Education (Entrepreneurship) and Degree in International Relations. He is Senior Professor at ISLA - Instituto Politécnico de Gestão e Tecnologia being Head of the Business and Innovation LAB (BIL), Director of the Master's Degree in Management, and the Director of the Postgraduate course in Entrepreneurship: Tech Startups-Visiting Senior Professor at ISCAP -P.Porto. As a researcher, he is a member of the Centre for Intercultural Studies, CEOS.PP, and ISLA Gaia Research Centre, being the Management Unit Coordinator.

Member of the editorial board of MiR Management in Review Journal. Co-founder of the international project SHINE -Scaling Higher Education Innovation for Europe, and advisor of the Board of AI for Africa. He is recognized as EntreComp Practitioner, and Early Warning Europe Mentor He is certified as Senior Marketer with specialization in Academy by APPM. Certified business coach by the European Coaching Association (ECA), and certified trainer of teachers.  marco.lamas@islagaia.pt  https://www.linkedin.com/in/marcolamas   

Carina Cerqueira, CEI, ISCAP-P.PORTO, Portugal

Doutorada em Tradução e Paratradução, especializada em Tradução Cultural (Universidade de Vigo). Licenciada e Mestre em Tradução e Interpretação Especializada (ISCAP/P.PORTO). Membro da comissão científica e investigadora no Centro de Estudos Interculturais (CEI/ISCAP); Coordenadora da linha de Investigação ‘Intercultural Communication’ (CEI/ISCAP). Membro da Comissão Científica para a criação do Doutoramento em Estudos Interculturais para a Inovação (ISCAP/P.PORTO). Investigadora especializada na área da Interculturalidade; Representação Cultural; Interpretação, Análise e Referencialidade da Arte enquanto espaço pedagógico para a Culturalidade; Tradução Intersemiótica; Análise Cultural na Literatura Inglesa.Professora Adjunta (ISCAP/P. PORTO). Formadora na área dos Estudos Interculturais Aplicados aos Negócios; formadora de Língua Inglesa; formadora de Cultura Inglesa Aplicada aos Negócios. crocerqueria@gmail.com

Referências

Andriyani, Y., Yohanitas, W. A., Kartika, R. S. & Marsono. (2024). Adaptive innovation model design: Integrating agile and open innovation in regional areas innovation. Journal of Open Innovation: Technology, Market, and Complexity, 10(1), 100197. https://doi.org/10.1016/j.joitmc.2023.100197

Araújo, C. L. P. (2022). Multiculturalidade e Gestão da Diversidade Cultural na Gestão de Recursos Humanos Das Organizações [Master's thesis, Universidade do Minho, Portugal].

Bennett, Tony. (2001). Differing diversities: Transversal study on the theme of cultural policy and cultural diversity. Council of Europe.

Braslauskas, J. (2020). Effective creative intercultural communication in the context of business interaction: Theoretical and practical aspects. Creativity Studies, 13(1), 199–215. https://doi.org/10.3846/cs.2020.12094

Bracons, H. (2018). Cultura, diversidade, interculturalidade e mediação: perceções dos estudantes de Serviço Social. Revista Migrações - Número Temático Mediação Intercultural, 15.

Chua, R. Y.J, Roth, Y., & Lemoine, J. (2015). The impact of culture on creativity: How cultural tightness and cultural distance affect global innovation crowdsourcing work. Administrative Science Quarterly, 60(2), 189-227. https://doi.org/10.1177/0001839214563595 da Camara, B. (2008). Gestão de Pessoas em Contexto Internacional. Dom Quixote.

Edwards-Schachter, M. (2018). The nature and variety of innovation. International Journal of Innovation Studies, 2(2), 65-79. https://doi.org/10.1016/j.ijis.2018.08.004

Friedman, T. L. (2014). It’s a Flat World, After All (2005). The Globalization and Development Reader: Perspectives on Development and Global Change. The New York Times Magazine.

Gërguri, S., Gadaf, R., & Veland, R. (2013). Innovation strategies and competitive advantage. Modern Economics: Problems, Trends, Prospects (8)1, 10-26.

Iancu, D., & Badea, D. (2020). Empirical analysis of the influence of culture in managerial processes based on the Hofstede model. Paper presented at the International Conference Knowledgebased Organization.

Kim, Y. Y., & Bhawuk, D. P.S. (2008). Globalization and diversity: Contributions from intercultural research. International Journal of Intercultural Relations, 32(4), 301-304. https://doi.org/10.1016/j.ijintrel.2008.06.001

Luthans, Fred, & Doh, Jonathan P. (2018). International management: Culture, strategy, and behavior. McGraw-Hill.

Mor Barak, M. E. (2011). Diversity Management: Paradigms, Rationale, and Key elements. Em Mor Barak, M. E. Managing Diversity: Toward a Globally Inclusive Workplace (pp. 234251). SAGE Publications.

Moreira, R. M. M. B. (2010). Poder e Gestão de Recursos Humanos em Portugal: análise sobre a importância da negociação inter e intra-departamental. [Tese de Doutoramento,Universidade Fernando Pessoa (Portugal)].

OECD. OECD Proposed Guidelines for Collecting and Interpreting Technological Innovation Data – Oslo Manual. 1995.

Au-Yong Oliveira, M., & Gonçalves, R.. (2017) Estratégia, Inovação e Mudança: Casos de Estudo sobre Competitividade Strategy, Innovation and Change: Case Studies on Competitiveness. UA Editora

Pikhart, M.. (2014). Implementing new global business trends to intercultural business communication. Procedia-Social and Behavioral Sciences, 152, 950-953. https://doi.org/10.1016/j.sbspro.2014.09.348

Pless, N., & Maak, T. (2004). Building an inclusive diversity culture: Principles, processes and practice. Journal of Business Ethics, 54, 129-147. https://doi.org/10.1007/s10551-004-9465-8

Rahmi, D. Y., & Indarti, N. (2019). Examining the relationships among cognitive diversity, knowledge sharing and team climate in team innovation. Team Performance Management: An International Journal, 25(5/6), 299-317. 10.1108/TPM-11-2018-0070

Reichert, F., Camboim, G. F., & Zawislak, P. A. (2015). Capacidades e trajetórias de inovação de empresas brasileiras. RAM. Revista de Administração Mackenzie, 16, 161-194. https://doi.org/10.1590/1678-69712015/administracao.v16n5p161-194

Saari, U. A., Damberg, S., Schneider, M., Aarikka-Stenroos, L., Herstatt, C., Lanz, M., & Ringle, C. M. (2024). Capabilities for circular economy innovation: Factors leading to product/service innovations in the construction and manufacturing industries. Journal of Cleaner Production, 434, 140295. https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2023.140295

Sarmento, C. (2014). Interculturalism, multiculturalism, and intercultural studies: Questioning definitions and repositioning strategies. Intercultural Pragmatics, 11(4), 603-618. https://doi.org/10.1515/ip-2014-0026

Sarmento, C. (2016). Intercultural Polyphonies against the ‘Death of Multiculturalism’: an Essay on Concepts, Practices and Dialogues.

Schmidmeier, J., & Takahashi, A. R. W. (2018). Competência intercultural grupal: uma proposição de conceito. Cadernos EBAPE. BR, 16, 135-151. https://doi.org/10.1590/1679395159430

Soler, E. A., & Jordà, M. P. S. (2007). Intercultural language use and language learning. Springer.

Stiftung, B., & Cariplo, F. (2008). Intercultural competence–The key competence in the 21st century. Theses by the Bertelsmann Stiftung based on the models of intercultural competence by Dr. Darla K. Deardorff.

Thomas, R. (1991). Beyond race and gender: Unleashing the power of your total workforce by managing diversity. Amacom.

UNESCO. (2009). Investir na diversidade cultural e no diálogo intercultural. Direito Humano à Educação. http://www.dhescbrasil.org.br/index.php.

Van D. L., Ang, S., & Livermore, D. (2010). Cultural intelligence: A pathway for leading in a rapidly globalizing world. Leading across differences, 4(2), 131-138.

Downloads

Publicado

2025-06-09

Como Citar

Santos, J., Lamas, M., & Cerqueira, C. (2025). A Importância da Interculturalidade na Inovação Empresarial: O caso de estudo da Brave Generation Academy . E- Revista De Estudos Interculturais , (13). https://doi.org/10.34630/e-rei.vi13.6323

Edição

Secção

Artigos