Diálogos Visuais: Intertextualidade entre artes plásticas e cinema em Euphoria (HBO, 2019)
DOI:
https://doi.org/10.34630/e-rei.vi13.6322Palavras-chave:
Intertextualidade, Intermedialidade, Artes Plásticas, Estética Audiovisual, Cinema e TelevisãoResumo
Este trabalho analisa a intertextualidade entre as artes plásticas e o cinema na série Euphoria (HBO, 2019-) e explora como suas referências visuais contribuem para a construção narrativa. O objeto de estudo é a sequência inicial do quarto episódio da segunda temporada, onde são recriadas imagens icônicas da arte e do cinema. O objetivo principal é identificar e examinar essas referências visuais, sua função no enredo e seu impacto na caracterização dos personagens. Metodologicamente, aplica-se uma análise textual audiovisual, seguida de uma comparação dos planos com suas fontes artísticas e cinematográficas. Os resultados indicam que essas referências enriquecem a estética visual e adicionam novas camadas de significado à história. A pesquisa conclui que Euphoria reinterpreta a arte a partir de uma perspectiva pop, ressignificando-a em um contexto contemporâneo. Além disso, destaca a capacidade do audiovisual de dialogar com a arte clássica e modernizar sua recepção.
Referências
Abril Valdez, J. A. (2020). “Intertextualidad audiovisual en prácticas estético-políticas online.
El caso del Colectivo Los Ingrávidos”. Desacatos: Revista de Ciencias Sociales, nº 63, 44–53.
ISSN 1607-050X. Retrieved from: https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/7525814.pdf
Barrientos, M. (2002). Cine y pintura. In R. Utrera Macías (Ed.), Cine, arte y artilugios en el panorama español (pp. 62–90). Sevilla: Padilla.
Bigeli, A. R. F. & Dionisio, G. H. (2018). “O estranhamento do banal: a poética magritteana sob um olhar psicanalítico”. Estudos Interdisciplinares Em Psicologia, nº 9(1), 26–44. ISSN 22366407. Retrieved from: https://doi.org/10.5433/2236-6407.2018v9n1p26
Borau, J. L. (2003). La pintura en el cine. El cine en la pintura. Madrid: Ocho y medio.
Breton, A. (2001). Manifiestos del surrealismo. Madrid: Editorial Argonauta.
Brito, E. (2024). “A relação educativa entre o audiovisual e as artes plásticas”. Educação &
Linguagem, nº 25(2), 117–135. ISSN 1415-9902. Retrieved from:
https://doi.org/10.15603/21760985/el.v25n2p117-135
Bruno, G. (2002). Atlas of Emotion: Journeys in Art, Architecture, and Film. London: Verso.
Coles, L. (2023). “The Contemporary aesthetics of adolescence: How Euphoria uses style to spectacularize representation of modern youth in the articulation of a teenage gaze”. The Motley Undergraduate Journal, nº 1(1), 58–82. ISSN 2817-2051. Retrieved from:
https://doi.org/10.55016/ojs/muj.v1i1.76165
Cordero, G. (2022, 31 de enero). 'Euphoria': ¿acabo de ver el mejor capítulo de la historia? Esquire.com. Retrieved from: https://bit.ly/3DGDeK4
De Pablos Pons, J. (2006). “El cine y la pintura: Una relación pedagógica”. Revista Icono 14.
Revista científica de Comunicación y Tecnologías Emergentes, nº 4(1), 20–35. ISSN 1697-8293. Retrieved from: https://doi.org/10.7195/ri14.v4i1.395
Esteban Bretones, D. (2022). “Personajes euphoricos: lo Crip y lo Queer a través de la intertextualidad audiovisual en Euphoria”. SERIARTE. Revista científica de series televisivas y arte audiovisual, nº 2, 26–53. ISSN 2792-8713. Retrieved from: https://doi.org/10.21071/seriarte.v2i.14551
Estella, I. (2024). “La historia del arte en la época de su hipercomunicabilidad audiovisual”. Quintana: Revista do Departamento de Historia da Arte, nº 23, 1–18. ISSN 1579-7414. Retrieved from: https://doi.org/10.15304/quintana.23.9871
Gimeno Ugalde, E. (2011). “Cuadros en movimiento: La pintura en el cine: Relaciones intermediales en La hora de los valientes (Mercero, 1998) y Te doy mis ojos (Bollaín, 2003)”. Olivar, nº 12(16), 215–240. ISSN 1852-4478. Retrieved from: http://www.memoria.fahce.unlp.edu.ar/art_revistas/pr.5129/pr.5129.pdf
Godoy, M. J. & Nogueira Tavares, M. E. (2021). “La contribución de la historia del arte en la construcción del espacio fílmico”. Rotura, nº 1, 47–54. ISSN 2184-8661. Retrieved from: https://publicacoes.ciac.pt/index.php/rotura/index/article/view/23
Hartt, F. (2011). History Of Italian Renaissance Art Painting, Sculpture, Architecture. London: Pearson.
Hemsoll, D. (2017, 10 de marzo). Botticelli. The Birth of Venus [Vídeo]. University of Birmingham. Retrieved from: https://youtu.be/-pzFEZwmDBc?si=wr01YqT_wSBOtIcK
Higueras-Ruiz, M. J. (2024). “Revisión conceptual e histórica de lo trans en las series de televisión estadounidenses: análisis narrativo y audiovisual del personaje de Jules en Euphoria (HBO:
2019-)”. Doxa Comunicación, nº 38, 247–273. ISSN 1696-019X. Retrieved from: https://doi.org/10.31921/doxacom.n38a1875
Kaufman, M. R., Bazell, A. T., Collaco, A., & Sedoc, J. (2021). “This show hits really close to home on so many levels: An analysis of Reddit comments about HBO’s Euphoria to understand viewers’ experiences of and reactions to substance use and mental illness”. Drug and Alcohol Dependence, nº 220, 108468. ISSN 0376-8716. Retrieved from: https://doi.org/10.1016/j.drugalcdep.2020.108468
Khosravi Shaki, M. (2013). “Inevitability of arts from inter-textuality”. International Journal of
English and Literature, nº 4(1), 1–5. ISSN 2141-2626. Retrieved from:
https://doi.org/10.5897/IJEL11.101
Kot, H. M., Levchenko, O. G., Kravchenko, T. O., Musiienko, O. S., & Hrubych, K. V. (2021).
“Problems of intertextuality in audio-visual arts”. Rupkatha Journal on Interdisciplinary Studies in Humanities, nº 13(1), 1–11. ISSN 0975-293. Retrieved from: https://doi.org/10.21659/rupkatha.v13n1.03
Lizana-Iglesias, G. (2024). “An Identity Problem: Judith Butler’s Gender Trouble (1990) in HBO’s Euphoria (2019)”. REDEN. Revista Española De Estudios Norteamericanos, nº 6(1), 55–71.
ISSN 1131-9674. Retrieved from: https://doi.org/10.37536/reden.2024.6.2559
Long, J. C. (2008). “Botticelli's Birth of Venus as wedding painting”. Aurora, The Journal of the History of Art, nº 9. ISSN 1527-652X. Retrieved from: https://bit.ly/3BSQECd
Masanet, M.-J., Ventura, R., & Ballesté, E. (2022). “Beyond the Trans Fact? Trans representation in the teen series Euphoria: Complexity, recognition, and comfort”. Social Inclusion, nº 10(2), 143–155. ISSN 2183-2803. Retrieved from: https://doi.org/10.17645/si.v10i2.4926
Moral, J. (2016). “De la pintura al cine, del cine a la pintura: historias de una imantación”. EME Experimental Illustration, Art & Design, nº 4(4), 90–99. ISSN 2183-2803. Retrieved from:
https://doi.org/10.4995/eme.2016.4316
Macintosh, P. (2022). “Transgressive TV: Euphoria, HBO, and a New Trans Aesthetic”. Global Storytelling: Journal of Digital and Moving Images, nº 2(1), 13–38. ISSN 2769-4941. Retrieved from: https://doi.org/10.3998/gs.1550
Newman, K. (2020). “Running at cisnormative walls: Transgender characters in The Danish
Girl, Orange is the New Black, and Euphoria”. Frameworks: The Journal of Cinema and Media, nº 1, 98–111. ISSN 0306-7661. Retrieved from: https://bit.ly/4iREqdD
Nitisari, D., Lestari, I., & Ramadhan, M. R. (2023). “The types and the functional categories of taboo words in Euphoria season 2 TV series scripts”. Jurnal Sosial Humaniora dan Pendidikan, nº 2(2), 56–62. ISSN 2597-7342. Retrieved from: https://doi.org/10.56127/jushpen.v2i2.835
Pastor-Moreno, C. & Marfil-Carmona, R. (2023). “Narración y discurso audiovisual en la serie Euphoria, de HBO: Estudio de caso como punto de partida para la acción educativa”. In X. MoralesCarucho, M. Tizón Díaz & R. Marfil Carmona (Coords.), Investigación y experiencias educativas centradas en la creatividad artística. Música, cultura audiovisual y artes escénicas en la sociedad de las pantallas (pp. 612–630). Madrid: Dykinson.
Pethő, Á. (2018). “Approaches to studying intermediality in contemporary cinema”. Acta Universitatis Sapientiae, Film and Media Studies, nº 15, 165–187. ISSN 2066-7779. Retrieved from: https://doi.org/10.1515/ausfm-2018-0009
Pethő, Á. (2021). “Las figuras reflexivas de la intermedialidad en la película. El cine en el espejo de las artes / las artes en el espejo del cine”. Signa: Revista de la Asociación Española de Semiótica, nº 12, 183–208. ISSN 2254-9307. Retrieved from:
https://doi.org/10.5944/signa.vol12.2003.31670
Platón (2014). El banquete. Barcelona: Gredos.
Qolbi, P. P. N., Wibowo, S. K. A., & Fuady, I. (2022). “Content Analysis: Relationships and Sexual Behavior in Euphoria Series Season One”. Communicare: Journal of Communication Studies, nº 9(2), 115–124. ISSN 2502-2091. Retrieved from: https://doi.org/10.37535/101009220224
Rajabi, V., Nazeri, A., & Khodabakhshi, S. (2023). “Perspectives of intertextuality in cinema, with special references to the work of Kristeva, Barthes, and Jenny: A comparative study”. Avanca
Cinema 2023 Conference Proceedings. ISSN 2184-0520. Retrieved from: https://doi.org/10.37390/avancacinema.2023.a528
Rodríguez Laíz, J. & Martín Critikián, D. (2024). “TikTok, Zeta Generation and University: An In-Depth Analysis”. Visual Review. International Visual Culture Review Revista Internacional de Cultura Visual, nº 16(8), 121–132. ISSN 2695-9631. Retrieved from:
https://doi.org/10.62161/revvisual.v16.5417
Tyner, K. (2008). “Audiencias, intertextualidad y nueva alfabetización en medios”. Comunicar: Revista Científica de Comunicación y Educación, nº 30, 79–85. ISSN 1134-3478. Retrieved from:
https://doi.org/10.3916/c30-2008-01-012
Uli de la Fuente, M. & Martín Ramallal, P. (2022). “Euphoria. Series juveniles y modulación de valores entre las jóvenes Z frente al discurso de odio”. Razón y Palabra, nº 26(113), 140–156.
ISSN 1605-4806. Retrieved from: https://doi.org/10.26807/rp.v26i113.1892
Votava, J. M. (2020). “The Ethiop's jewel meets Euphoria's Jules: Race, gender, and sexuality in an HBO appropriation of Shakespeare”. Shakespeare Bulletin, nº 38(4), 593–614. ISSN 19311427. Retrieved from: https://doi.org/10.1353/shb.2020.0061
Xu, K. (2022). “Analysis of the roles of film soundtracks in films”. In Proceedings of the 2022 International Conference on Comprehensive Art and Cultural Communication (CACC 2022).
Advances in Social Science, Education and Humanities Research, nº 663. Paris: Atlantis Press. Retrieved from: https://doi.org/10.2991/assehr.k.220502.071
Zirpolo, L. (1991). “Botticelli's Primavera: A lesson for the bride”. Woman's Art Journal, nº 12(2), 24–28. ISSN 0270-7993. Retrieved from: https://doi.org/10.2307/1358279
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 E- Revista de Estudos Interculturais

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.