Criando laços: Uma Experiência COIL no enoturismo e no intercâmbio cultural entre Portugal e Japão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34630/e-rei.vi13.6320

Palavras-chave:

Aprendizagem Colaborativa Online em Contexto Internacional (COIL), Instituições de Ensino Superior (IES), Inglês para (Eno)Turismo, Comunicação Intercultural, Inovação Pedagógica

Resumo

Este artigo reflete acerca da implementação e dos resultados de um projeto Online de Aprendizagem Colaborativa em Contexto Internacional (COIL), intitulado “Cultural Crossroads: Wine and Tourism Collaboration Between Portugal and Japan”. O projeto teve como objetivo promover a competência intercultural, aperfeiçoar a proficiência linguística e desenvolver competências de colaboração entre estudantes do segundo ano do CTeSP em Enoturismo de uma Instituição de Ensino Superior (IES) em Portugal e estudantes de uma UC de Inglês como Meio de Instrução (EMI) sobre Cidadania Global de uma universidade japonesa, por meio de uma exploração conjunta de práticas culturais e profissionais.

O projeto foi estruturado em quatro fases principais: atividades de quebra-gelo, visitas virtuais colaborativas por marcos culturais, um estudo sobre os processos de vinificação em Portugal e no Japão e tarefas reflexivas para reforçar a aprendizagem. Os participantes realizaram atividades criativas e interativas utilizando ferramentas digitais como o Padlet, Google Earth e Zoom, permitindo-lhes colaborar em diferentes fusos horários e contextos culturais.

Os principais resultados incluíram melhoria em termos de correção e fluência em inglês, uma compreensão mais profunda das tradições culturais e profissionais de cada país e o fortalecimento das competências de colaboração. Este projeto destaca o potencial do COIL como uma abordagem pedagógica inovadora para integrar aspetos do mundo real na educação linguística e cultural, especialmente em áreas como o turismo. Ao aproximar estudantes de dois continentes diferentes, a iniciativa proporcionou uma oportunidade significativa e prática para os preparar para desafios internacionais nas suas futuras profissões.

Biografia Autor

Susana Amante, Instituto Politécnico de Viseu, Portugal

Susana Amante is an associate professor at the School of Technology and Management of the Polytechnic University of Viseu (IPV). She holds a Ph.D. in English Philology from the University of Salamanca, and she was awarded the “Doctor Europaeus” Mention through a joint supervision programme with the University of Coimbra (2011). She was PI of the ‘Learning based on co-creation processes’ project at IPV (2021-2023), and her research spans Literatures and Cultures, Gender Studies, Language Didactics, Translation, and Languages, Innovation and Entrepreneurship. Currently, she is the Pro-President for International Affairs and leads the Experiential Learning Work Package (WP3) in the EUNICE Alliance.

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1300-0785; Scopus Author ID: 57338983700; Email: susanamante@estgv.ipv.pt

Referências

Aba Sha’ar, M., Waluyo, B., & Rofiah, N. (2025). Student Learning Experience with

Technology-Supported Feedback in Higher Education: a Phenomenological Study. Research and Practice in Technology Enhanced Learning, 20, 015. https://doi.org/10.58459/rptel.2025.20015

Amante, S. (2024). Exploring E-portfolios: Illuminating Accounts of the Pedagogical Innovation Training Programme at the Polytechnic Institute of Viseu. Journal of Global Business and Technology, 20(2), pp. 35-52.

Amante, S., Antunes, M.J., Dygala, M., & Gökçe, I. (2021). Stepping up to Global Challenges (SGC): Empowering Students across the World. Psychology of Language and Communication, 25, pp. 217–239. https://doi.org/10.2478/plc-2021-0010

Amante, S., Gökçe, I. Dygała, M., & Antunes, M. (2022). Collaborative Online International Learning (COIL): the Experience of Students Participating in the Stepping Up to Global Challenges (SGC) 2 Project. In Figueiredo, M., Franco, A. (Coords.). Pedagogia no Ensino Superior: Concretizações e inquietações no Instituto Politécnico de Viseu (pp. 333-348). Viseu, Portugal:

Escola Superior de Educação de Viseu. ISBN: 978-972-789-682-0 DOI:

https://doi.org/10.34633/978-989-53495-2-4

Babushko, S., Halytska, M., & Solovei, M. (2020). Forming Tourism Higher School Students’

Readiness for Foreign Language Communication in Ukraine Tertiary level. International Journal of Language Education, 4(2), pp. 234-244. https://doi.org/10.26858/ijole.v4i2.12510

Barbosa, M., & Ferreira-Lopes, L. (2021): Emerging trends in telecollaboration and virtual exchange: a bibliometric study. Educational Review, 75(3), pp. 558-586.

https://doi.org/10.1080/00131911.2021.1907314

Chanwaiwit, P., & Mori, L. (2024). Fostering Intercultural and ELF Awareness in Business English Students Through Virtual Exchange. TEFLIN Journal, 35(2), pp. 232–247.

https://doi.org/10.15639/teflinjournal.v35i2/232-247

Eren, Ö. (2023). Raising critical cultural awareness through telecollaboration: insights for preservice teacher education. Computer Assisted Language Learning, 36(3), pp. 288-311, https://doi.org/10.1080/09588221.2021.1916538

Galan-Lominchar M., Roque I.M., Campo Cazallas, D., Mcalpin, C., Fernández-Ayuso, R., & Zerolo, B.E. (2024). Internationalization at Home Program Significantly Increases the Self-Efficacy of Nursing Students: A Pre-Post Study. Nurse Education Today, 143: 106361. https://doi.org/10.1016/j.nedt.2024.106361

Hackett, S., Dawson, M., Janssen, J., & Tartwijk, J. (2024). Defining Collaborative Online International Learning (COIL) and Distinguishing it from Virtual Exchange. TechTrends 68, pp.

1078–1094. https://doi.org/10.1007/s11528-024-01000-w

Helm, F. (2015). The Practices and Challenges of Telecollaboration in Higher Education in

Europe. Language, Learning and Technology, 19(2), pp. 197–217. https://www.lltjournal.org/item/2910

Kelmendi, L., & Hysenaj, V. (2024). Teaching English for Tourism: A Case Study in Kosovo.

Journal of Language Teaching and Research, 15(5), pp. 1402-1408. https://doi.org/10.17507/jltr.1505.02

Lin, Y. H. (2023). Where English and Taiwanese Culture Meet: Investigation of Student Tour Guides’ “Speaking in English Tourism” course. Taiwan Journal of TESOL, 20(2), pp. 1-37. https://doi.org/10.30397/TJTESOL.202310_20(2).0001

Liu, Y., & Shirley, T. (2021). Without Crossing a Border: Exploring the Impact of Shifting

Study Abroad Online on Students’ Learning and Intercultural Competence Development during the COVID-19 Pandemic. Online Learning Journal, 25 (1), pp. 182-194. https://doi.org/10.24059/olj.v25i1.2471

Montoya Reyes, A. (2024). Effectiveness of Project-based learning model with English language in higher education: A practical case in the Degree of Tourism. Language Value, 17(1). https://doi.org/10.6035/languagev.7938

Poznanskyy, R., & Davis, D. (2021). English Language Proficiency in the Hospitality Industry of Western Ukraine: Pedagogical Challenges and Promises. Revista Romaneasca Pentru Educatie Multidimensionala, 13(1Sup1), pp. 370-383. https://doi.org/10.18662/rrem/13.1Sup1/401

Tafazoli, D., & Picard, M. (2023). CALL teacher education and professional development: contextual challenges in under-represented contexts. In Tafazoli, D., & Picard, M. (Eds), Handbook of CALL Teacher Education and Professional Development: Voices from under-Represented Contexts. Springer, Singapore, pp. 15-27, https://doi.org/10.1007/978-981-99-0514-0_2

Downloads

Publicado

2025-06-09

Como Citar

Amante, S. (2025). Criando laços: Uma Experiência COIL no enoturismo e no intercâmbio cultural entre Portugal e Japão . E- Revista De Estudos Interculturais , (13). https://doi.org/10.34630/e-rei.vi13.6320

Edição

Secção

Artigos