Criando laços: Uma Experiência COIL no enoturismo e no intercâmbio cultural entre Portugal e Japão
DOI:
https://doi.org/10.34630/e-rei.vi13.6320Palavras-chave:
Aprendizagem Colaborativa Online em Contexto Internacional (COIL), Instituições de Ensino Superior (IES), Inglês para (Eno)Turismo, Comunicação Intercultural, Inovação PedagógicaResumo
Este artigo reflete acerca da implementação e dos resultados de um projeto Online de Aprendizagem Colaborativa em Contexto Internacional (COIL), intitulado “Cultural Crossroads: Wine and Tourism Collaboration Between Portugal and Japan”. O projeto teve como objetivo promover a competência intercultural, aperfeiçoar a proficiência linguística e desenvolver competências de colaboração entre estudantes do segundo ano do CTeSP em Enoturismo de uma Instituição de Ensino Superior (IES) em Portugal e estudantes de uma UC de Inglês como Meio de Instrução (EMI) sobre Cidadania Global de uma universidade japonesa, por meio de uma exploração conjunta de práticas culturais e profissionais.
O projeto foi estruturado em quatro fases principais: atividades de quebra-gelo, visitas virtuais colaborativas por marcos culturais, um estudo sobre os processos de vinificação em Portugal e no Japão e tarefas reflexivas para reforçar a aprendizagem. Os participantes realizaram atividades criativas e interativas utilizando ferramentas digitais como o Padlet, Google Earth e Zoom, permitindo-lhes colaborar em diferentes fusos horários e contextos culturais.
Os principais resultados incluíram melhoria em termos de correção e fluência em inglês, uma compreensão mais profunda das tradições culturais e profissionais de cada país e o fortalecimento das competências de colaboração. Este projeto destaca o potencial do COIL como uma abordagem pedagógica inovadora para integrar aspetos do mundo real na educação linguística e cultural, especialmente em áreas como o turismo. Ao aproximar estudantes de dois continentes diferentes, a iniciativa proporcionou uma oportunidade significativa e prática para os preparar para desafios internacionais nas suas futuras profissões.
Referências
Aba Sha’ar, M., Waluyo, B., & Rofiah, N. (2025). Student Learning Experience with
Technology-Supported Feedback in Higher Education: a Phenomenological Study. Research and Practice in Technology Enhanced Learning, 20, 015. https://doi.org/10.58459/rptel.2025.20015
Amante, S. (2024). Exploring E-portfolios: Illuminating Accounts of the Pedagogical Innovation Training Programme at the Polytechnic Institute of Viseu. Journal of Global Business and Technology, 20(2), pp. 35-52.
Amante, S., Antunes, M.J., Dygala, M., & Gökçe, I. (2021). Stepping up to Global Challenges (SGC): Empowering Students across the World. Psychology of Language and Communication, 25, pp. 217–239. https://doi.org/10.2478/plc-2021-0010
Amante, S., Gökçe, I. Dygała, M., & Antunes, M. (2022). Collaborative Online International Learning (COIL): the Experience of Students Participating in the Stepping Up to Global Challenges (SGC) 2 Project. In Figueiredo, M., Franco, A. (Coords.). Pedagogia no Ensino Superior: Concretizações e inquietações no Instituto Politécnico de Viseu (pp. 333-348). Viseu, Portugal:
Escola Superior de Educação de Viseu. ISBN: 978-972-789-682-0 DOI:
https://doi.org/10.34633/978-989-53495-2-4
Babushko, S., Halytska, M., & Solovei, M. (2020). Forming Tourism Higher School Students’
Readiness for Foreign Language Communication in Ukraine Tertiary level. International Journal of Language Education, 4(2), pp. 234-244. https://doi.org/10.26858/ijole.v4i2.12510
Barbosa, M., & Ferreira-Lopes, L. (2021): Emerging trends in telecollaboration and virtual exchange: a bibliometric study. Educational Review, 75(3), pp. 558-586.
https://doi.org/10.1080/00131911.2021.1907314
Chanwaiwit, P., & Mori, L. (2024). Fostering Intercultural and ELF Awareness in Business English Students Through Virtual Exchange. TEFLIN Journal, 35(2), pp. 232–247.
https://doi.org/10.15639/teflinjournal.v35i2/232-247
Eren, Ö. (2023). Raising critical cultural awareness through telecollaboration: insights for preservice teacher education. Computer Assisted Language Learning, 36(3), pp. 288-311, https://doi.org/10.1080/09588221.2021.1916538
Galan-Lominchar M., Roque I.M., Campo Cazallas, D., Mcalpin, C., Fernández-Ayuso, R., & Zerolo, B.E. (2024). Internationalization at Home Program Significantly Increases the Self-Efficacy of Nursing Students: A Pre-Post Study. Nurse Education Today, 143: 106361. https://doi.org/10.1016/j.nedt.2024.106361
Hackett, S., Dawson, M., Janssen, J., & Tartwijk, J. (2024). Defining Collaborative Online International Learning (COIL) and Distinguishing it from Virtual Exchange. TechTrends 68, pp.
1078–1094. https://doi.org/10.1007/s11528-024-01000-w
Helm, F. (2015). The Practices and Challenges of Telecollaboration in Higher Education in
Europe. Language, Learning and Technology, 19(2), pp. 197–217. https://www.lltjournal.org/item/2910
Kelmendi, L., & Hysenaj, V. (2024). Teaching English for Tourism: A Case Study in Kosovo.
Journal of Language Teaching and Research, 15(5), pp. 1402-1408. https://doi.org/10.17507/jltr.1505.02
Lin, Y. H. (2023). Where English and Taiwanese Culture Meet: Investigation of Student Tour Guides’ “Speaking in English Tourism” course. Taiwan Journal of TESOL, 20(2), pp. 1-37. https://doi.org/10.30397/TJTESOL.202310_20(2).0001
Liu, Y., & Shirley, T. (2021). Without Crossing a Border: Exploring the Impact of Shifting
Study Abroad Online on Students’ Learning and Intercultural Competence Development during the COVID-19 Pandemic. Online Learning Journal, 25 (1), pp. 182-194. https://doi.org/10.24059/olj.v25i1.2471
Montoya Reyes, A. (2024). Effectiveness of Project-based learning model with English language in higher education: A practical case in the Degree of Tourism. Language Value, 17(1). https://doi.org/10.6035/languagev.7938
Poznanskyy, R., & Davis, D. (2021). English Language Proficiency in the Hospitality Industry of Western Ukraine: Pedagogical Challenges and Promises. Revista Romaneasca Pentru Educatie Multidimensionala, 13(1Sup1), pp. 370-383. https://doi.org/10.18662/rrem/13.1Sup1/401
Tafazoli, D., & Picard, M. (2023). CALL teacher education and professional development: contextual challenges in under-represented contexts. In Tafazoli, D., & Picard, M. (Eds), Handbook of CALL Teacher Education and Professional Development: Voices from under-Represented Contexts. Springer, Singapore, pp. 15-27, https://doi.org/10.1007/978-981-99-0514-0_2
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2025 E- Revista de Estudos Interculturais

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.