“A Luta Continua” do Projeto Prétu de Xullaji: Uma análise do vídeo-manifesto como narrativa de resistência política
DOI:
https://doi.org/10.34630/e-rei.vi13.6319Palavras-chave:
Rap, Vídeo Musical, Colonialismo, Resistência PolíticaResumo
Neste artigo, analisamos o vídeo-manifesto da música “A Luta Continua” do projeto Prétu de Xullaji, explorando o seu potencial como ferramenta de intervenção social que propõe a reflexão sobre o colonialismo, o neoliberalismo e as dinâmicas de exploração do continente africano. Utilizando uma abordagem qualitativa, investigamos as temáticas abordadas, os recursos visuais e sonoros, recorrendo, ainda, aos trabalhos já realizados sobre o artista e a peças publicadas em revistas e jornais. Este estudo busca discutir o papel deste vídeo-manifesto, enquanto media digital alternativo, no debate cultural sobre as dinâmicas sociais em Portugal, especialmente em relação às experiências migratórias e às narrativas de resistência. Além disso, analisamos como o vídeo-manifesto pode engajar o público, ajudando a confrontar perspectivas enraizadas no imaginário social do país.
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