“A Luta Continua” do Projeto Prétu de Xullaji: Uma análise do vídeo-manifesto como narrativa de resistência política

Autores

  • Alessandra Nardini Universidade do Minho, Portugal
  • Isabel Macedo Universidade do Minho, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.34630/e-rei.vi13.6319

Palavras-chave:

Rap, Vídeo Musical, Colonialismo, Resistência Política

Resumo

Neste artigo, analisamos o vídeo-manifesto da música “A Luta Continua” do projeto Prétu de Xullaji, explorando o seu potencial como ferramenta de intervenção social que propõe a reflexão sobre o colonialismo, o neoliberalismo e as dinâmicas de exploração do continente africano. Utilizando uma abordagem qualitativa, investigamos as temáticas abordadas, os recursos visuais e sonoros, recorrendo, ainda, aos trabalhos já realizados sobre o artista e a peças publicadas em revistas e jornais. Este estudo busca discutir o papel deste vídeo-manifesto, enquanto media digital alternativo, no debate cultural sobre as dinâmicas sociais em Portugal, especialmente em relação às experiências migratórias e às narrativas de resistência. Além disso, analisamos como o vídeo-manifesto pode engajar o público, ajudando a confrontar perspectivas enraizadas no imaginário social do país.

Biografias Autor

Alessandra Nardini, Universidade do Minho, Portugal

Alessandra Nardini é Bacharel em Comunicação Social: Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e pós-graduada em Roteiro para Cinema e Televisão pela mesma instituição de ensino. É Mestre em Estudos Culturais Contemporâneos pela Universidade Fumec e estudante do Doutoramento em Estudos Culturais da Universidade do Minho. Atualmente, é Bolseira de Doutoramento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) no Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS), investigadora colaboradora do Museu Virtual da Lusofonia e do projeto “Migrações, media e ativismos em língua portuguesa: descolonizar paisagens mediáticas e imaginar futuros alternativos”.  Integra também o grupo de investigação Mídia e Narrativa do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da PUC Minas. Desde o início da sua carreira acadêmica, foca-se em investigações sobre manifestações culturais e expressões artísticas em espaços urbanos e media alternativos. A sua tese de doutoramento aborda videoclipes de rap, plataformas digitais e ativismos

Isabel Macedo, Universidade do Minho, Portugal

Isabel Macedo é Investigadora Auxiliar no Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, Universidade do Minho. É doutorada em Estudos Culturais, licenciada, e mestre em Ciências da Educação. A sua investigação atual cruza a comunicação intercultural e perspetivas decoloniais para explorar os desafios das migrações contemporâneas e as representações veiculadas pelo cinema. É cocoordenadora do projeto "Migrações, media e ativismos em língua portuguesa: descolonizar paisagens mediáticas e imaginar futuros alternativos" (FCT, 2022-2026) e diretora do Museu Virtual da Lusofonia, uma plataforma de cooperação académica, em ciência, ensino e artes, no espaço dos países de língua oficial portuguesa. Publicou em revistas nacionais e internacionais sobre cinema, interculturalidade, memória, (anti)racismo e educação. Foi coordenadora do Grupo de Trabalho de Comunicação Intercultural da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação (Sopcom; 2018-2022) e é Diretora da Revista Lusófona de Estudos Culturais (com Rita Ribeiro).  

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Publicado

2025-06-09

Como Citar

Nardini, A., & Macedo, I. (2025). “A Luta Continua” do Projeto Prétu de Xullaji: Uma análise do vídeo-manifesto como narrativa de resistência política . E- Revista De Estudos Interculturais , (13). https://doi.org/10.34630/e-rei.vi13.6319

Edição

Secção

Artigos