Um Estudo Linguístico da Arte de Rua e do Graffiti nas Ruas do Porto
DOI:
https://doi.org/10.34630/e-rei.vi12.5805Palavras-chave:
Graffiti, arte de rua, arte urbana, aisagem urbana linguística, consciência coletiva, investigação experimental, vocabulário anarquistaResumo
Este artigo relata a minha experiência de estudo da língua portuguesa através da Street Art e do Graffiti no contexto urbano da cidade do Porto e do Grande Porto. O artigo analisa os aspetos linguísticos da paisagem urbana e descreve o processo de investigação que realizei durante a minha estadia no norte de Portugal, explicando os termos utilizados em diferentes contextos, os métodos de investigação utilizados e as conclusões a que cheguei. O artigo descreve ainda o output produzido - o Jogo Portoscript - com o objetivo de proporcionar uma experiência subjetiva, ao deambular pelas ruas acidentadas e estabelecer percursos pessoais com a ajuda de um conjunto de flash cards. Globalmente, o artigo encara o espaço urbano como uma plataforma experimental de auto-descoberta e um espelho da consciência coletiva, recorrendo à teoria cognitiva e à semiótica para decifrar as ideias, abordando ainda a tipologia das palavras e as categorias do texto encontrado, discutindo as vantagens e os riscos dos métodos escolhidos, uma vez que conduzem a um resultado científico menos tradicional.
Referências
Awad, S. H., Wagoner, B., & Glaveanu, V. (2017). The street art of resistance (pp. 161-180). Springer Singapore.
Havik, K; Bernal, D. M.; Machado e Moura, C.; Restrepo, E.; Niculae, L. (eds.) (2023) Repository. 49 Methods and Assignments for Writing Urban Places, , EU COST Action CA18126 Writing Urban Places. Rotterdam: nai010 Publishers. . ISBN 978-94-6208-779-8. 224 pages.
Gorter, D., & Cenoz, J. (2008). Knowledge about language and linguistic landscape. Encyclopedia of language and education, 6 (pp. 343-355).
Krawiec, M. (2007). English Words Adopted and Used by Polish Graffiti Writers. A Review of Socio-Linguistic Aspects. Acta Neophilologica, IX (pp. 53-63).
Sousa, A. (2009). O vocabulário do Graffiti. https://gembh.wordpress.com/2009/05/21/205
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 E- Revista de Estudos Interculturais
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.