Para Além do Consumo: Formando Valores e Fomentando a Tomada de Consciência Através de Campanhas Publicitárias
DOI:
https://doi.org/10.34630/e-rei.vi12.5787Palavras-chave:
Influência Publicitária, Campanhas com Fins Sociais, Análise de Discurso, Tomada de Consciência sobre os Impactos Positivos, Valores SociaisResumo
Neste artigo, debruçamo-nos sobre a influência generalizada da publicidade enquanto discurso, analisando diversas campanhas de comunicação pública que abordam questões sociais. Nesse sentido, o artigo explora estudos académicos que tratam de segurança rodoviária, caridade, vacinação infantil, tratamento da SIDA e violência doméstica em vários contextos culturais. Com esta análise, ultrapassamos a visão convencional da publicidade ligada ao consumo. Apesar de ser frequentemente criticada pela sua natureza manipuladora, a publicidade pode ter impactos positivos, nomeadamente quando contribui para aumentar a sensibilização para problemas sociais.
Deste modo, neste artigo, investigamos as consequências sociais do discurso publicitário: por exemplo, leituras sobre a publicidade a produtos de beleza destacam impactos duplos na autoimagem feminina; por outro lado, campanhas que promovem a saúde mental podem resultar em resultados positivos. Este artigo é uma contribuição para uma compreensão mais profunda do papel da publicidade quando se trata de moldar valores e ideologias sociais, mostrando o seu potencial para influenciar decisões individuais para benefícios sociais mais vastos.
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