Para Além do Consumo: Formando Valores e Fomentando a Tomada de Consciência Através de Campanhas Publicitárias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34630/e-rei.vi12.5787

Palavras-chave:

Influência Publicitária, Campanhas com Fins Sociais, Análise de Discurso, Tomada de Consciência sobre os Impactos Positivos, Valores Sociais

Resumo

Neste artigo, debruçamo-nos sobre a influência generalizada da publicidade enquanto discurso, analisando diversas campanhas de comunicação pública que abordam questões sociais. Nesse sentido, o artigo explora estudos académicos que tratam de segurança rodoviária, caridade, vacinação infantil, tratamento da SIDA e violência doméstica em vários contextos culturais. Com esta análise, ultrapassamos a visão convencional da publicidade ligada ao consumo. Apesar de ser frequentemente criticada pela sua natureza manipuladora, a publicidade pode ter impactos positivos, nomeadamente quando contribui para aumentar a sensibilização para problemas sociais.
Deste modo, neste artigo, investigamos as consequências sociais do discurso publicitário: por exemplo, leituras sobre a publicidade a produtos de beleza destacam impactos duplos na autoimagem feminina; por outro lado, campanhas que promovem a saúde mental podem resultar em resultados positivos. Este artigo é uma contribuição para uma compreensão mais profunda do papel da publicidade quando se trata de moldar valores e ideologias sociais, mostrando o seu potencial para influenciar decisões individuais para benefícios sociais mais vastos.

Biografias Autor

Elayne Esmeraldo, Universidade Fernando Pessoa (Porto, Portugal)

Psicóloga clínica e Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade Fernando Pessoa
(Porto, Portugal). https://doi.org/10.3390/socsci12100536; laynesmeraldo@gmail.com

Elsa Simões, Universidade Fernando Pessoa (Porto, Portugal)

Professora Associada na Universidade Fernando Pessoa (Porto, Portugal). PhD em Linguística
– Discurso Publicitário (Universidade de Lancaster, UK). Membro integrado do centro de investigação
LabCom - Comunicação e Artes, da Universidade da Beira Interior (UBI), Pesquisa nas áreas de
publicidade online e tradicional, comunicação de marketing digital, estratégias discursivas em fóruns de
discussão online e tradução intersemiótica. Participa assiduamente em conferências nacionais e
internacionais e publica sobre estes temas em revistas científicas indexadas e em capítulos de livros
académicos em editoras de referência. esimoes@ufp.edu.pt

Ana Isabel Sani, Universidade Fernando Pessoa (Porto, Portugal)

Professora Associada com Agregação da Universidade Fernando Pessoa (Porto, Portugal).
Título de Agregado em Estudos da Criança e Doutorada em Psicologia da Justiça pela Universidade do
Minho (Braga, Portugal); Membro integrado no Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) na
UM. Cocoordenadora do Observatório Permanente Violência e Crime (OPVC) da UFP. Membro da Open
Council of Europe Academic Networks (OCEAN). Desenvolve investigação nos temas da vitimação,
violência doméstica e proteção à vítima (crianças e mulheres). Preletora em conferências e autora de
várias publicações nacionais e internacionais. anasani@ufp.edu.pt.

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Publicado

2024-06-05

Como Citar

Esmeraldo, E., Simões, E., & Sani, A. I. (2024). Para Além do Consumo: Formando Valores e Fomentando a Tomada de Consciência Através de Campanhas Publicitárias. E- Revista De Estudos Interculturais , (12). https://doi.org/10.34630/e-rei.vi12.5787

Edição

Secção

Artigos