A Valorização da Autenticidade na Experiência Turística: Estudo Empírico em Viana do Castelo
DOI:
https://doi.org/10.34630/erei.vi10.4780Palavras-chave:
Autenticidade, Turismo criativo, Turismo cultural, Experiência turística, Viana do CasteloResumo
Os turistas exigem experiências culturais autênticas e produtos locais únicos, que podem ser vistos como a resposta para os processos de globalização do turismo.
Pretende-se compreender o papel que a autêntica cultura local de uma comunidade, especialmente o património imaterial, assume na valorização da experiência turística e posteriormente na sua satisfação. Adicionalmente, pretende-se averiguar a importância da autenticidade das tradições e da cultura local na valorização da experiência num destino de média dimensão. Este estudo contribui para a avaliação da autenticidade das festividades nas suas quatro perspetivas principais (objetiva, construtiva, existencial e
pós-moderna), a classificação da experiência turística nos quatro domínios (educativo,
evasão, entretenimento e estético) e avaliação das intenções de regresso e recomendação,
verificando as relações existentes entre os seus diferentes aspetos. Foi aplicado um
inquérito por questionário a 299 turistas nas festividades da Senhora da Agonia em Viana
do Castelo. Os principais resultados evidenciam que uma maior apreciação da autenticidade corresponde a uma avaliação positiva da experiência turística nos 4 domínios, apresentando uma relação entre "autenticidade objetiva e existencial" e "experiência turística"; também se pode concluir que uma melhor avaliação da experiência turística corresponde a um maior nível de satisfação relativamente ao destino, apresentando uma relação entre "experiência turística" e "satisfação". O estudo pretende ser um importante contributo de análise e reflexão que permita aos empresários e entidades gestoras dos destinos, planear e desenvolver atividades que promovam a autenticidade em Viana do Castelo ou em cidades congéneres.
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