A Influência da Internet na Integração Sociocultural de Migrantes: Um Estudo Sobre Estudantes de Erasmus do Iscap
DOI:
https://doi.org/10.34630/erei.vi10.4775Palavras-chave:
Redes sociais, Internet, Integração, ERASMUS, Sociocultural, Migrantes, TecnologiaResumo
Existem duas questões que são essenciais para a compreensão da integração dos
estudantes migrantes. Uma delas é a ocorrência de práticas baseadas na Internet relativas a intenções e decisões de migração. O outro relaciona-se com uma hipótese de pesquisa latente
de que a Internet e as práticas associadas estimulam a propensão das pessoas a migrarem.
Inicialmente, realizou-se uma revisão da literatura, onde foram abordados vários tópicos adjacentes ao assunto em estudo, e então levantou-se uma amostra de aproximadamente 90
pessoas para comprovar se a teoria é aplicável na prática.
O presente estudo demonstra claramente que a maioria dos estudantes jovens adultos,
tanto estudantes ERASMUS em Portugal como estudantes que planeiam participar em
ERASMUS no próximo semestre, adotaram práticas comunicativas que integram a Internet nos
seus processos de decisão migratória - 56,3% de todos os migrantes recentes estimam, retrospetivamente, que a Internet teve um impacto importante na sua escolha do país para estudar, e 73,3% dos inquiridos que planeiam mudar-se também procuram informação relacionada com a mudança.
Assim, depois de comparada a teoria lida com os resultados da nossa implementação, pode ser afirmado que a Internet desempenha efetivamente um papel determinante na integração da comunidade migrante.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.