Aspectos do empreendedorismo dos imigrantes brasileiros no Porto, Portugal
DOI:
https://doi.org/10.34630/erei.vi10.4768Palavras-chave:
empreendedorismo imigrante, brasileiros, Portugal, empreendedorismo étnicoResumo
O artigo descreve as atividades do empreendedorismo brasileiro no Porto, Portugal. Os dados foram obtidos por meio de uma abordagem multimétodo que combinou 35 entrevistas semiestruturadas com empreendedores sobre as suas trajetórias empreendedoras e histórias de
vida, trianguladas com dados de uma pesquisa com 667 brasileiros em Portugal e análise netnográfica de grupos de imigrantes no Facebook. Os pesquisadores também realizaram trabalho de campo, visitando e observando empresas brasileiras e contactando empreendedores da região. Os resultados apontam para questões relativas às barreiras dos imigrantes, como o ‘teto de sotaque’ e o preconceito, que restringem seus rendimentos e oportunidades de trabalho; a importância das questões empresariais no processo de aculturação e aprendizagem empreendedora; a relevância das questões culturais para a adaptação; a importância de certos aspetos do capital humano e a integração social dos brasileiros e suas redes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.