Mascarados: Identidade, Singularidade e Equidade. As Conexões entre os Estudos da Cultura Popular e e Prática de Design de Personagens
DOI:
https://doi.org/10.34630/erei.vi10.4743Palavras-chave:
mascarados, identidade, singularidade, equidade, cultura popular, design de personagem, metodologia projetualResumo
Este artigo tem como objetivo apresentar uma experiência numa disciplina de linguagem e comunicação visual do curso de graduação em Design do Departamento de Artes & Design da PUC-Rio. A disciplina participou de um projeto de extensão internacional denominado de Parla! – Mostra de Design de Personagens. O briefing apresentado para a turma foi o desenvolvimento de personagens mascarados inspirados na cultura popular de cada região com o foco em três conceitos ligados às manifestações culturais que usam máscaras: “identidade, singularidade e equidade”. A mostra é um encontro de estudantes e professores universitários que se dedicam ao design de personagens e o processo de pesquisa e desenvolvimento dos trabalhos propostos resulta em uma exposição de cartazes com os trabalhos selecionados.
A metodologia aplicada para o desenvolvimento conceitual e prático será aqui descrita, assim como os resultados apresentados ao longo do período. Resultados esses que culminaram na construção das propostas de trabalhos formatados para a mostra.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.