Perdido na Cidade: O Desenraizamento do Sujeito no Espaço Urbano Moderno

Autores

  • Marcos Antonio de Menezes Universidade Federal de Goiás, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.34630/erei.v2i9.4201

Palavras-chave:

cidade, Baudelaire, memória, amnésia, modernidade

Resumo

Apontar o século XIX como o período da história em que o homem mais tenha sido desnudado, em que as crenças e as tradições desse mesmo homem tenham sido quebradas para ceder espaço a um novo tipo de vida que se organizava ― a sociedade capitalista ―, pode parecer lugar-comum, mas foi, sem dúvida, nesse século, que o urbanismo e a rua passaram a fazer irremediavelmente parte de nossas vidas. Com efeito, quando as formas de sociabilidade do Antigo Regime foram rompidas, todo um novo processo de reorganização da sociedade entrou em cena: a ruptura das fronteiras sociais, dos privilégios estatutários e o surgimento da cidadania se tornaram, então, elementos cruciais para a consolidação dessa sociedade historicamente determinada.

Biografia Autor

Marcos Antonio de Menezes, Universidade Federal de Goiás, Brasil

Professor associado da Universidade Federal de Jataí (UFJ) e professor do Programa de Pós-graduação
em História - mestrado e doutorado - da Universidade Federal de Goiás (UFG). Membro da Rede de
Pesquisa em História e Culturas no Mundo Contemporâneo. É autor entre outros de: Olhares sobre as
cidades: narrativas poéticas das metrópoles contemporâneas. Goiânia: Kelps, 2016; O poeta da vida
moderna: história e literatura em Baudelaire. Curitiba: Editora CRV, 2013. Em parceria, organizou e
publicou várias coletâneas, dentre as quais se destacam: História & Outras Eróticas. Curitiba: Appris, 2019; História e os desafios do século XXI: política, feminismos e performances de gênero. Goiânia: Gráfica da UFG, 2018; Novas epistemes e narrativas contemporâneas. Campo Grande - MT: Life, 2017; Narrativas da modernidade: história, memória e literatura. Uberlândia/MG: Editora da Universidade Federal de Uberlândia - EdUFU, 2011. Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5906542748941462.

Downloads

Publicado

2021-07-20

Como Citar

Menezes, M. A. de. (2021). Perdido na Cidade: O Desenraizamento do Sujeito no Espaço Urbano Moderno. E- Revista De Estudos Interculturais , 2(9, Vol. 2). https://doi.org/10.34630/erei.v2i9.4201

Edição

Secção

Vozes da Comunicação Intercultural