Do corvo branco à ovelha negra - A dança como meio de expressão e libertação

Autores

  • Ana Sofia dos Santos Correia Assessoria e Tradução, ISCAP_P.Porto

DOI:

https://doi.org/10.34630/erei.v1i9.4182

Palavras-chave:

Dança, Rudolf Nureyev, Marcelino Sambé, Comunicação intercultural

Resumo

Este trabalho foi realizado no âmbito da disciplina de Comunicação Intercultural do curso de Assessoria e Tradução, no ISCAP, com o intuito de expor uma análise a uma situação que representasse uma narrativa intermodal de comunicação intercultural. Neste trabalho irei abordar como o bailarino masculino é representado no mundo do ballet profissional, analisando dois casos: Rudolf Nureyev, um dos símbolos mais conhecidos do mundo do ballet pelo seu impacto na dança e na maneira como era visto o bailarino em relação à bailarina, além do seu impacto a nível político e também, de uma maneira mais breve, Marcelino Sambé, um bailarino do século XXI português (de ascendência guineense) que conseguiu chegar aos palcos do Royal Opera House, em Londres, referindo também temas de racismo e de elitismo. Ao longo desta análise irei relacionar as suas vidas e os seus significados no mundo do ballet clássico, bem como o seu impacto a nível cultural e político, relacionando com os conteúdos lecionados ao longo do ano letivo. Também irei mencionar e utilizar o filme “The White Crow”, baseado na vida pessoal e profissional de Rudolf Nureyev, como forma de explicar o seu impacto não só no mundo do ballet como o seu impacto a nível político no mundo, bem como os documentários “Dance to Freedom”, “Rudolf Nureyev— A Atração Celeste”, também sobre Rudolf Nureyev, com narrações das pessoas envolvidas no momento mais marcante da sua vida e “Men at the Barre— Inside the Royal Ballet”, com a participação de Marcelino Sambé. Irei por fim, comparar o impacto destes dois bailarinos e o significado que cada um possui no mundo, tanto em questões de identidade como em questões de transição cultural.

Downloads

Publicado

2021-07:-19

Como Citar

Correia, A. S. dos S. . (2021). Do corvo branco à ovelha negra - A dança como meio de expressão e libertação. E- Revista De Estudos Interculturais, 1(9, Vol. 1). https://doi.org/10.34630/erei.v1i9.4182

Edição

Secção

Trabalhos de alunos do ISCAP