O Naufrágio Da Medusa, Uma Anatomia Da Condição Humana

Autores

  • Isabel Maria de Sousa Pinto Mestrado em Tradução e Interpretação Especializadas, ISCAP-P.PORTO

DOI:

https://doi.org/10.34630/erei.v2i7.4124

Palavras-chave:

Semiótica da pintura, Le Radeau de la Méduse, Théodore Géricault, naufrágio, canibalismo, ética da Revolução Francesa

Resumo

Este artigo propõe uma análise semiótica do quadro Le Radeau de la Méduse de Thédore Géricault, que retrata o trágico naufrágio desta fragata. Tendo ocorrido na época pós-napoleónica, os elementos pictóricos desta obra imprimem-lhe uma forte intensidade dramática, sendo o plano central ocupado por uma jangada com náufragos a tentar resistir à adversidade do mar. Para além da observação dos personagens presentes, pintados como mártires, reflete-se sobre a prática do canibalismo como forma de sobrevivência em confronto direto com a ética revolucionária da sociedade francesa do início do século XIX, herdeira da Revolução Francesa e da “Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão".

Biografia Autor

Isabel Maria de Sousa Pinto, Mestrado em Tradução e Interpretação Especializadas, ISCAP-P.PORTO

Trabalho realizado no âmbito da UC Tradução Intersemiótica
Francês-Português, ministrada pela Doutora Maria João Cameira.

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Publicado

2019-05-08

Como Citar

Pinto, I. M. de S. (2019). O Naufrágio Da Medusa, Uma Anatomia Da Condição Humana. E- Revista De Estudos Interculturais , 2(7, Vol. 2). https://doi.org/10.34630/erei.v2i7.4124

Edição

Secção

Trabalhos de Alunos de Mestrado