História, Discurso E Imaginário: Estudo dos Conceitos Público e Privado nos Editoriais do Jornal Tribuna do Norte (1986-1992)
DOI:
https://doi.org/10.34630/erei.v1i7.4100Palavras-chave:
História local, Análise do discurso, Imaginário, Editoriais, Jacarezinho/PRResumo
O presente estudo busca insere-se dentro dos estudos sobre história local no campo da história do tempo presente. Buscamos observar a memória e o imaginário político, em suas diversas funcionalidades nos territórios políticos, e como essas formulações do passado forjam o mesmo, através do entendimento deste como espaço público. Para tanto, nos utilizaremos como fontes os discursos dos editoriais do Jornal Tribuna do Norte, publicado em Jacarezinho/PR/Brasil, durante o período de “redemocratização” brasileira, entre 1986 a 1992. Embora esse artigo não tenha abordado todos os aspectos possíveis para a compreensão dos espaços público e privado, o estudo dos editoriais nos permitiu pontuar questões pertinentes para pensarmos os fazeres que envolvem a lembrança, os campos da memória, as nossas concepções políticas e abre perspectivas de pesquisa e aspectos para reflexões sobre cultura política na região do Norte Pioneiro Paranaense.Estas possibilidades tornam-se interessantes e profícuas à luz das particularidades da região conhecida como Norte Pioneiro do Paraná, por esta ser marcada por uma cultura política nitidamente enleada por clientelismo, mandonismo, coronelismo, corrupção, promiscuidade entre o público e o privado e o patrimonialismo. Estes aspectos marcam as relações interpessoais e afetam a consolidação da democracia e a criação de espaços igualitários na região.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.