Os Conceitos da Multi e Interculturalidade e sua Contribuição na Implementação do Currículo em Acção de Filosofia e História
DOI:
https://doi.org/10.34630/erei.v1i7.4076Palavras-chave:
multiculturalismo, interculturalismo, ensino de Filosofia e HistóriaResumo
Decorrente dos processos de Globalização, nos últimos anos, tem-se vindo a colocar cada vez mais a questão da multi e interculturalidade. Sendo esta uma temática complexa, surge-nos como foco a relação, atendendo à importância de que se reveste. Questionamo-nos sobre a diversidade e a forma como esta contribui na implementação do currículo em acção, objecto do nosso estudo: O currículo em acção de Filosofia e História em Morrumbene, Moçambique. Centramos a nossa reflexão sobre a forma como o ensino de Filosofia e História em Moçambique ainda é guiado pelo currículo elaborado superiormente, sem ter em consideração a diversidade de culturas que coabitam no mesmo espaço geográfico. Referimo-nos ao fenómeno do multiculturalismo, que concebe a coexistência de várias culturas num mesmo espaço localizado, por um lado, e, por outro, pretende favorecer o diálogo a que as mesmas nos desafiam; sendo assim, invocamos também o conceito de interculturalismo como sendo a interacção entre culturas. O desafio que se lança aos(as) professores(as) de Filosofia e História é o de adequar o currículo em acção à realidade local e, deste modo, desenvolver estratégias para a valorização das diferenças socioculturais dos grupos humanos, tendo como pressuposto a contribuição dos estudos multi/interculturais. É a observação da realidade de Morrumbene que nos motiva a escolher a temática desta artigo com o objectivo de convidar os(as) professores(as) de Filosofia eHistória a aproveitarem a coexistência de diversas culturas e a integrá-las no desenvolvimento curricular e no processo didáctico, de modo a ligar o ‘Global’ e as aprendizagens estruturantes com as aprendizagens de contextos informais e não formais que os diferentes estudantes possuem.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.