Le Déjeuner Sur L’herbe de Monet e “De Tarde” de Cesário Verde: Alguns Apontamentos de Intertextualidade e Diálogo Impressionista
DOI:
https://doi.org/10.34630/erei.vi6.4063Palavras-chave:
Arte, Claude Monet, Poesia, Cesário Verde, Intertextualidade, ImpressionismoResumo
O presente trabalho tem como objetivo apresentar as bases teóricas e informações essenciais a fim de estabelecer uma análise intertextual de duas obras, de um ponto de vista semiótico. As obras analisadas serão o quadro Le Déjeuner sur l’Herbe, da autoria de Claude Monet e o poema «De Tarde», obra do poeta-pintor Cesário Verde. Deste modo, começo por tratar o conceito de intertextualidade e falar da forma como este termo surgiu para se refletir sobre as características do Impressionismo, movimento artístico comum às duas que serão alvo de análise. Observaremos a relação entre o quadro e o poema, através dos temas e elementos utilizados pelos autores.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.