Imagem Social e Imagem Sociológica: Sociological Comics enquanto método visual para o ativismo politico
DOI:
https://doi.org/10.34630/erei.vi6.4054Palavras-chave:
imagem social/sociológica, ativismo político, (in)visões do mundo, (in)visibilidades societais, (in)visualidades sociais, hibrimédiaResumo
Objetivos. A vida social atual encontra-se imersa em imagens de memórias e memórias de imagens. Tais imagens sociais memoriais podem ser estudadas pela Sociologia através do conceito de imagem sociológica. Este termo significa as imagens científica, tecnológica e artística, construídas por cientistas sociais, visando a organização de conteúdos sobre o património e memória culturais, por exemplo para o ativismo político, através de arquivos e coleções visuais.
O paradigma sociológico das visibilidades sociais. Em termos substantivos e teóricos, tais narrativas sociológicas do visível revelam-se e desvelam-se num triplo plano, onde as culturas e transculturas visuais comunicam: (a) as estruturas sociais macrossociais, através das ‘(in)visões do mundo’; o nível mediador das instituições, organizações, associações e grupos, por meio das ‘(in)visibilidades societais’; e as interações micro-sociais entre os agentes, pela análise das ‘(in)visualidades sociais’.
Novos media e novas metodologias. Para estudar as comunidades de interação no espaço público da cidade, em ligação com as comunidades de interatividade no ciberespaço público, torna-se central articular a metodologia das Ciências Sociais/Humanas com os Novos Media. Um exemplo é a Banda Desenhada Sociológica, simultaneamente um método e um arquivo sociológicos para a realização de investigação através da narrativa de histórias aos quadradinhos. Este dispositivo funciona como um Romance Sociológico Urbano, pois é usado para demonstrar as potencialidades das histórias visuais urbanas para a realização de pesquisas. Além disso, usa o hibrimédia, que significa a hibridação e transformação de media originários (iniciais, seminais) como graffiti e redes sociais digitais, cujo resultado é um medium original (inovador), isto é uma mistura ou fusão dos precedentes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.