Acção Tutorial e de Mentoria no Ensino Superior
DOI:
https://doi.org/10.34630/erei.vi5.4007Palavras-chave:
Ensino e aprendizagem, estudante, mentor, mentorado, orientação, tutor, tutoriaResumo
Uma das implicações do Processo de Bolonhano ensino-aprendizagem prende-secom a introdução da figura do tutor. Institui-se, assim, um programa de tutoria que assenta na promoção de uma cultura de autonomia, de iniciativa e de responsabilização doestudante pelo seu trajecto académico, visando integrá-lonum novo ambiente educativo, facilitar o desenvolvimento das suas capacidades de aprendizagem, levá-lo aequacionar objectivos e estratégias de optimização do seu processo de aprendizagem, a melhorar o seu desempenho e prestação académicos, a promover o seu desenvolvimento pessoal, a rever e discutir materiais e temas apresentados nas sessões de contacto ou a preparar trabalhos. O mentorado é outra das possibilidades que, à semelhança do que se vem fazendo em países de anglo-saxónicos, com larga experiência neste domínio, se pode configurar como fulcral para o sucesso dosestudantes em todos os níveis da sua vida pessoal, académica e profissional. Estes programas constituem-se, agora, como eixos fundamentais na concepção e na efectivação do processo ensino-aprendizagem no Espaço Europeu de Ensino Superior[EEES]. nossa experiência diz-nos, contudo, que apesar dos esforços operados em implementar as directrizes do novo paradigma de aprendizagem, muito há a fazer, ainda, para que o ensino superior se ajuste, de facto, às novas realidades.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.