Acção Tutorial e de Mentoria no Ensino Superior

Autores

  • Estela Pinto Ribeiro Lamas Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto. CEI –Centro de Estudos Interculturais
  • José Manuel Couto ISUP –Instituto de Sociologia da Universidade do Porto / Escola Superior de Educação Jean Piaget –Vila Nova de Gaia

DOI:

https://doi.org/10.34630/erei.vi5.4007

Palavras-chave:

Ensino e aprendizagem, estudante, mentor, mentorado, orientação, tutor, tutoria

Resumo

Uma das implicações do Processo de Bolonhano ensino-aprendizagem prende-secom a introdução da figura do tutor. Institui-se, assim, um programa de tutoria que assenta na promoção de uma cultura de autonomia, de iniciativa e de responsabilização doestudante pelo seu trajecto académico, visando integrá-lonum novo ambiente educativo, facilitar o desenvolvimento das suas capacidades de aprendizagem, levá-lo aequacionar objectivos e estratégias de optimização do seu processo de aprendizagem, a melhorar o seu desempenho e prestação académicos, a promover o seu desenvolvimento pessoal, a rever e discutir materiais e temas apresentados nas sessões de contacto ou a preparar trabalhos. O mentorado é outra das possibilidades que, à semelhança do que se vem fazendo em países de anglo-saxónicos, com larga experiência neste domínio, se pode configurar como fulcral para o sucesso dosestudantes em todos os níveis da sua vida pessoal, académica e profissional. Estes programas constituem-se, agora, como eixos fundamentais na concepção e na efectivação do processo ensino-aprendizagem no Espaço Europeu de Ensino Superior[EEES]. nossa experiência diz-nos, contudo, que apesar dos esforços operados em implementar as directrizes do novo paradigma de aprendizagem, muito há a fazer, ainda, para que o ensino superior se ajuste, de facto, às novas realidades.

Biografia Autor

Estela Pinto Ribeiro Lamas, Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto. CEI –Centro de Estudos Interculturais

Comissão de Aconselhamento Científico.Membro da Comissão Instaladora da Universidade Metodista Unida de Moçambique

 

Downloads

Publicado

2021-06-16

Como Citar

Lamas, E. P. R. ., & Couto, J. M. . (2021). Acção Tutorial e de Mentoria no Ensino Superior. E- Revista De Estudos Interculturais , (5). https://doi.org/10.34630/erei.vi5.4007

Edição

Secção

Artigos