Desafios Para Uma Aprendizagem Experiencial: as Vivências Pessoais, Interactivas e Colaborativas
DOI:
https://doi.org/10.34630/erei.vi5.4005Palavras-chave:
aprendizagem, desafios ensino, planeamento da educação, solução de problemasResumo
Estamos a viver numa época em que se pretende uma viragem eficaz e efectiva do paradigmade ensino para o paradigma da aprendizagem; este facto enfatiza ainda mais a necessidade de conceber o planeamento da educação em função das necessidades sentidas ou, dizendo de outra forma, em planearmos a educação em função dos problemas que têm de ser ultrapassados, em função das novas realidadesque se impõem, contando com a oferta diversificada que as TICdisponibilizam no âmbito da aprendizagem. Fazer o levantamento das necessidades, detectaro problema, analisar a realidade, antes de procurar a solução, antes de procurar o novo caminho a percorrer, parece-nos óbvio. Não temos aqui presente apenas o paradigma da aprendizagem, assente no construtivismo social, como também se evidencia a dimensão pragmática da aprendizagem. Há que estarmos atentos aos desafios que nos levam a aprender o que nos pode trazer benefício, o que nos pode ser útil na vida dodia-a-dia –a perspectiva da aplicabilidade dos conhecimentos e, por inerência, a importância do contexto real para uma aprendizagem experiencial,sustentada em vivênciaspessoais, interactivas ecolaborativas, uma aprendizagem que prepara o estudante para o mundo laboral
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.