A vida em Moçambique e a vida em Portugal: uma narrativa na 1ª pessoa
DOI:
https://doi.org/10.34630/erei.vi1.3872Palavras-chave:
Interculturalidade, Multiculturalidade, Moçambique, Portugal, Lourenço Marques, Caldas De Vizela, Integração Social, MigraçãoResumo
Nesta narrativa em primeira pessoa comparo a cultura e os modos de vida em Lourenço Marques – Moçambique, pré 25 de abril de 1974 e na vila portuguesa de Caldas de Vizela. Tenciono dar a conhecer a cultura da classe média residente em Moçambique e suplemento esta transmissão de conhecimento com algumas notas sobre a construção nacional da identidade do país. Pretendo ainda desmistificar o estereótipo dos “retornados” como “colonialistas exploradores dos povos africanos” e acima de tudo, transmitir a cultura em que nasci. Neste artigo estão presentes: a história de Lourenço Marques, a temática da Multiculturalidade, uma narrativa da minha vida em Moçambique, uma breve história de Vizela, a minha vinda para Portugal, e, por último, estabeleço, em forma de conclusão, a minha integração (ou não) na sociedade portuguesa.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.