O valor das Bibliotecas Digitais no Ensino Superior em Portugal: Estudo do caso da Biblioteca do Conhecimento Online (b-on)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34630/ctdi.vi.4618

Palavras-chave:

Bibliotecas académicas, Fontes eletrónicas, Avaliação de impacto, Logit, Probit

Resumo

O presente estudo analisa os fatores que influenciam o valor económico, que os utilizadores da Biblioteca Conhecimento Online (b-on) atribuem a esta biblioteca digital. Para estimar este valor em termos monetários, foi utilizado o Método de Avaliação Contingencial (MAC) na forma “willingness to pay” (WTP), isto é, inquirir diretamente aos utilizadores sobre a sua disponibilidade em pagar o serviço num cenário hipotético.
Os dados foram coletados através de inquérito eletrónico, enviado via e-mail, à comunidade académica portuguesa. Os principais objetivos da pesquisa são: (i) investigar o valor monetário atribuído pelos utilizadores à b-on; (ii) avaliar o conjunto de fatores que determinam se o utilizador está disposto a pagar os serviços da b-on.
Para atingir estes objetivos, desenvolveram-se diversas técnicas de análises de regressões - Modelo de probabilidade linear (MPL), os modelos Logit e Probit.
Os resultados mostram que a procura dos serviços da Biblioteca do Conhecimento Online (b-on) é bastante sensível ao «preço», frequência de uso, ao conhecimento prévio dos serviços da b-on ou não, ao tipo de utilizador e ao domínio do conhecimento onde o utilizador desenvolve a sua atividade.

Biografia Autor

Luiza Baptista Melo, CIDEHUS - Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades, Universidade de Évora

Formação académica - Licenciatura em Química, ramo científico, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Curso de Especialização em Ciências Documentais da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e Mestrado em Arquivos, Bibliotecas e Ciências da Informaçãoo da Universidade de Évora. Sócia da BAD - Associação Portuguesa de Bibliotecários Arquivistas e Documentalistas, fez parte da Comissão Permanente do Grupo de Trabalho das Bibliotecas do Ensino Superior (biénio 2004-2005) e foi Vogal de Formação da Direcção Regional Norte (triénio 2005-2007). É membro da EIA – European Information Association e da IFLA - International Federation of Library Associations and Institutions. Desde 1988, exerce funções em bibliotecas universitárias: Faculdade de Ciências da Universidade do Porto; Universidade Lusíada do Porto; e Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa. Em 1995, elaborou o projecto de criação do Centro de Documentação Europeia (CDE) da Universidade Lusíada do Porto, integrado na Rede de Informação da União Europeia sob coordenação da Comissão. Desde 2000, desenvolve investigação nas áreas de Estatísticas e Avaliação da Qualidade, do Desempenho e do Impacto de Bibliotecas e Serviços de Informação, sendo autora de vários artigos em publicações nacionais e internacionais. É formadora e coordenadora de cursos de formação no âmbito BAD. Na actualidade, é estudante de doutoramento da Universidade de Évora e bolseira da Fundação para a Ciência e Tecnologia.

Referências

Aabø S. 2005 “Valuing the benefits of public libraries”. Information Economics and Policy. 17:2 (2005) 175-198.

Barron, D.; Williams, R.V.; Bajjaly, S.; Arns, J.; Wilson, S. 2005. The economic impact of public libraries on South Carolina [Em linha]. Columbia: University of South Carolina. [Consult. em 3 jun. 2009]. Disponível em WWW: <http://www.libsci.sc.edu/SCEIS/home.htm>

British Library 2004 Measuring Our Values [Em linha]. London: British Library. [Consult. em 4 jan. 2007]. Disponível em WWW: <http://www.bl.uk/pdf/measuring.pdf>

Chung, H.-K. 2007 “Measuring the economic value of special libraries”. The Bottom Line: Managing Library Finances. 20:1 (2007) 30-44.

Cooper, M. D.; Chen, H.-M. 2001 “Predicting the relevance of library catalog search”. Journal of the American Society for Information Science and Technology. 52 :10 (2001) 813-827.

Elliott, D.S.; Holt, G.E.; Hayden, S.W.; Holt, L.E. 2007 Measuring your library’s value: how to do a cost-benefit analysis for public library. Chicago: ALA.

FCCN – Fundação para a Computação Científica Nacional 2009 b-on Biblioteca do Conhecimento Online [Em linha]. [Consult. em 10 dez. 2009]. Disponível em WWW: <http://www.bon.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=116&Itemid=34&lang=en>

Gujarati, D.N. 1995 Basic Econometrics. 3rd ed. New York: McGraw-Hill.

Harless, D. W.; Allen, F. R. 1999 “Using the Contingent Valuation Method to Measure Patron Benefits of Reference Desk Service in an Academic Library”. College & Research Libraries. 60:1 (1999) 56-69.

Hider, P. 2008 “Using the contingent valuation method for dollar valuations of library services”. Library Quarterly. 78:4 (2008) 137-158.

Holt, G.E.; Elliott, D.; Moore, A. 1999 “Placing a value on public library services”. Public Libraries. 38:2 (1999) 98-108.

Holt, G.E. and Elliott, D. 2003 “Measuring outcomes: Applying cost-benefit analysis to middle-sized and smaller public libraries” Library Trends. 51 (3) 424-440.

Kerins, G., Madden, R. and Fulton, C. 2004 “Information seeking and students studying for professional careers: the cases of engineering and law students in Ireland”. Information Research [Em linha]. 10 (1) paper 208. [Consult. em 20 nov. 2009]. Disponível em WWW: <http://InformationR.net/ir/10-1/paper208.html>

Liu, L. G. 2003 “The economic behaviour of academic research libraries: toward a theory” Library Trends, 51 (3) 277-292.

McDermott, M. 2002 National Bibliographic Database and National Union Catalogue: Economic Evaluation for the National Library of New Zealand [Em linha]. Wellington: National Library of New Zealand. [Consult. em 3 dez.2006]. Disponível em WWW: <http://www.natlib.gov.nz/catalogues/library-documents/economic-valuation-nbd-nuc.pdf>

Melo, L.B., Pires, C., (2009). Measuring the economic value of the electronic scientific information services in Portuguese academic libraries. Journal of Librarianship and Information Science, [accept to publication December 2009].

Melo, L.B.; Pires, C. 2010 “Electronic academic libraries services valuation: a case study of the Portuguese electronic scientific information consortium b-on”. In QQML2010 International Conference on Qualitative and Quantitative Methods in Libraries: proceedings, Chania, Crete, Greece [CD-ROM].

Morris, A., Ayres C.; Jones A. 2006 “Audiovisual materials in UK public libraries: economic sense?” Journal of Documentation. 62:5 (2006).

Morris, A. ; Sumsion, J.; Hawkins, M., 2002 “Economic value of public libraries in the UK” Libri. 52 (2002) 78-87.

Murgai, S. R.; Ahmadi, M. 2007 “ A multiple regression model for predicting reference desk staffing requirements”. The Bottom Line: Managing Library Finances. 20:2 (2007) 69-76.

Noonan, D. S. 2003 “Contingent Valuation and Cultural Resources: A Meta-analytic Review of Literature”. Journal of Cultural Economics. 27(2003) 159-176.

Sin, J. S.-C.; Kim, K.-S. 2008 “Use and non-use of public libraries in the information age: a logistic regression analysis of household characteristics and library services variables”. Library & Information Science Research, 30:3 (2008) 207-215.

Tenopir, C.; Read, E. 2000 “Patterns of database use in academic libraries”. College & Research Libraries, 61 (May 200) 234-246.

Tenopir, C. 2003 “Use and users of electronic library resources: an overview and analysis of recent research studies”. [Em linha]. Washing, D.C.: Council on Library and Information Resources. [Consult. em 6 nov. 2009]. Disponível em WWW:<http://www.clir.org/pubs/reports/pub120/pub120.pdf>

Wooldridge, J. 2007 Introdução à Econometria: uma abordagem moderna. São Paulo: Thomson Learning.

Yu, F. 2006 Users’ Emotional and Material Satisfaction at the Micro/Macro Levels in na Academic Library [Em linha]. Thesis submitted for to the Graduate Faculty of School of Information Science for the degree of Doctor of Philosophy, University of Pittsburgh. [Consult. 6 dez. 2009]. Disponível em WWW: <http://etd.library.pitt.edu/ETD/available/etd07242006160531/unrestricted/FEIYU_ETDDISSERTATION.pdf>

Downloads

Publicado

2022-06-22

Como Citar

Melo, L. B. (2022). O valor das Bibliotecas Digitais no Ensino Superior em Portugal: Estudo do caso da Biblioteca do Conhecimento Online (b-on). Encontros Da Licenciatura Em Ciências E Tecnologias Da Documentação E Informação. https://doi.org/10.34630/ctdi.vi.4618