Gestão Documental ou Gestão de Conhecimento

Autores

  • José Ribas Wipro Retail Europa

DOI:

https://doi.org/10.34630/ctdi.vi.4617

Palavras-chave:

Gestão do Conhecimento, Software, Sistema de Informação, TIC

Resumo

Muitas empresas começam por garantir uma boa gestão dos artefactos documentais que produzem. Classificam, organizam, mantêm versões e até indexam os muitos documentos que produzem. E não tardam a criar expectativas sobre o potencial que podem retirar deste activo e da sua reutilização. Produzir novos documentos com menos esforço, ou produzi-los com pessoal menos qualificado ou experiente. O sonho de qualquer empresa de consultoria. Feliz ou infelizmente a realidade está bem distante deste sonho. Se a maior parte das organizações já tem dificuldades em arquivar a documentação que produzem, muito poucas conseguem extrair dela o valor que pretendem.

Biografia Autor

José Ribas, Wipro Retail Europa

É director de Inovação da Wipro Retail Europa. Com 20 anos de experiência em Sistemas de Informação, quer do lado da indústria consumidora de tecnologias de Informação, quer do lado da prestação de serviços e consultoria a estas indústrias, tem dedicado os últimos 5 anos na promoção e gestão de iniciativas que melhorem o desempenho da sua organização que se traduzam em valor entregue aos seus clientes. José Ribas é vogal da Comissão Executiva do Pólo de Competitividade das Tecnologias de Informação, Comunicação e Electrónica ( www.tice.pt). É também professor de Business Intelligence na pós-gaduação POSI do Instituto Superior Técnico ( www.posi.ist.pt).

Downloads

Publicado

2022-06-22

Como Citar

Ribas, J. (2022). Gestão Documental ou Gestão de Conhecimento. Encontros Da Licenciatura Em Ciências E Tecnologias Da Documentação E Informação. https://doi.org/10.34630/ctdi.vi.4617