Alfresco@Estgf
DOI:
https://doi.org/10.34630/ctdi.vi.4615Palavras-chave:
Gestão de informação, Gestão de documentos, Repositório documental, Software, TICResumo
A necessidade de ter um repositório documental é comum a todas as organizações. Com o aumento das exigências a nível mundial respeitante à produção de conteúdos produzidos pelas empresas para consumo interno e externo, implicou uma necessidade de controlo e gestão das mesmas por parte das organizações. Este fenómeno fez com que o actual "repositório documental" das organizações não conseguisse responder a duas necessidades fundamentais, para que uma organização possa ser considerada "paper-less" e/ou "paper-free":
(1) fluxo documental;
(2) regras e perfis de aprovação.
Foi neste sentido que surgiu uma plataforma Open Source denominada Alfresco que veio juntar ao comum repositório documental estas duas necessidades. O sucesso desta plataforma traduz-se por uma consulta as organizações (clientes) a nível mundial que optaram pelo Alfresco em detrimento de outras com cariz comercial, como por exemplo o Documentum, Sharepoint, etc.
Afim de providenciar uma aproximação o mais realística possível sobre as potencialidades do Alfresco, vamos mostrar nesta sessão como se procedeu a implementação do Alfresco na ESTGF.ipp.pt.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Actas do Encontro de Ciências e Tecnologias da Documentação e Informação
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.