Punção Aspirativa por Agulha Fina de Gânglio Linfático Axilar em Doentes com Nódulo Mamário: Avaliação e Correlação de Variáveis
DOI:
https://doi.org/10.26537/citotech.vi5.3779Palavras-chave:
mama, Carcinoma da mama, Metástase ganglionarResumo
Introdução A mama é uma glândula sensível à ação de hormonas, deste modo, dependendo da fase de vida da mulher, nomeadamente antes ou após a menopausa, a prevalência de diferentes tipos de lesões é variável. O carcinoma da mama é o que apresenta maior prevalência (34,6%) em mulheres portuguesas. A incidência do carcinoma da mama tem vindo a aumentar, sendo que afeta maioritariamente as mulheres pós-menopausa (75%). No entanto, as mulheres mais jovens apresentam tendencialmente pior prognóstico. A idade, tipo e grau histológico do carcinoma, metástase ganglionar e subtipo molecular são todos fatores importantes para seleção terapêutica, follow-up e prognóstico da doente.
Objetivo Esta investigação pretendeu correlacionar cinco variáveis: idade, metastização ganglionar,tipo e grau histológico e marcadores moleculares, em mulheres com nódulo mamário que foram submetidas a biópsia mamária e punção aspirativa de gânglio linfático axilar.
Material e Métodos A amostra inclui 41 doentes, que realizaram biópsia de nódulo mamário e punção aspirativa de gânglio linfático axilar. As amostras de tecido mamário foram coradas pela técnica de Hematoxilina-Eosina, permitindo a avaliação do tipo e grau histológico da lesão. Foram ainda realizadas técnicas imunohistoquímicas, para determinação de marcação dos recetores de estrogénio e/ou progesterona, expressão de HER-2 e de Ki67. Na citologia de gânglio linfático axilar, metade dos esfregaços foram corados pela técnica May-Grünwald-Giemsa, e a outra metade pela técnica de Papanicolaou. Foi utilizado o Teste Exato de Fisher, com um nível de confiança de 95%, para um erro aleatório inferior 5%.
Resultados Identificou-se uma relação significativa entre o grau histológico do carcinoma e o subtipo molecular (valor-p=0,047) e com a expressão deKi67 (valor-p=0,004). Todas as outras variáveis não demonstraram relação estatisticamente relevante.
Conclusão Assim, verificou-se que existe uma correlação entre o grau histológico do tumor com a expressão do marcador Ki67 e com o subtipo molecular do carcinoma.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2019 Citotech Online - Case Review
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.