Discrepâncias na correlação de exames colposcópicos, citológicos e histológicos: estudo de caso
DOI:
https://doi.org/10.26537/citotech.v0i4.3013Palavras-chave:
Correlação, Citologia, Histologia, Carcinoma epidermóide, AtrofiaResumo
Objetivo
O presente artigo pretende expor um caso de ausência de correlação entre os exames colposcópico, citológico e histológico.
Apresentação do caso
Numa consulta de ginecologia de rotina, a paciente, de 54 anos, realizou uma citologia ginecológica em meio líquido, cuja observação microscópica resultou no diagnóstico de carcinoma epidermóide. Posteriormente, a paciente foi encaminhada para uma sequência de consultas de follow-up, tendo realizado uma biópsia do colo que demonstrou marcada atrofia, sendo negativa para lesão intraepitelial; uma pesquisa e tipificação do vírus do Papiloma Humano positiva para os genótipos 35 e 56 (alto risco); e uma conização, da qual resultou um diagnóstico de lesão intraepitelial pavimentosa de baixo grau.
Discussão
Após a realização de pesquisa bibliográfica que relatasse exemplos de casos de discrepância entre a colposcopia, a citologia e a histologia, verificou-se que os falsos negativos, tanto na colposcopia, como nos exames histológicos, bem como a sobrevalorização do diagnóstico citológico, poderão ser hipóteses causais para a disparidade de resultados apresentados neste caso.
Conclusão
Este estudo remete para a importância da correlação entre a citologia e a histologia, assim como a necessidade de comunicação entre os vários profissionais de saúde das diversas áreas envolvidas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2018 Citotech Online - Case Review
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.