Importância da citologia na identificação do adenocarcinoma viloglandular

Autores

  • Ana Correia Escola Superior de Saúde– Instituto Politécnico do Porto (ESS-P.PORTO), Portugal
  • Madalena Vilar Escola Superior de Saúde– Instituto Politécnico do Porto (ESS-P.PORTO), Portugal
  • Cidália Teixeira Serviço de Anatomia Patológica, Hospital Pedro Hispano – Unidade Local de Saúde de Matosinhos, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.26537/citotech.v0i3.2285

Palavras-chave:

Adenocarcinoma viloglandular bem diferenciado;, Endocolo;, Citologia convencional;, Rastreio;

Resumo

O adenocarcinoma viloglandular do endocolo é um subtipo raro de adenocarcinoma cervical. Surge maioritariamente em mulheres jovens e em idade reprodutiva e apresenta menor incidência e melhor prognóstico quando comparado com o adenocarcinoma cervical. O presente caso de estudo refere-se a uma citologia convencional realizada a uma mulher de 48 anos no âmbito do programa de rastreio efetuado num centro de saúde da Unidade Local de Saúde de Matosinhos.
O objetivo deste estudo é verificar a importância do método de colheita da amostra citológica para uma melhor observação e interpretação dos achados citológicos em entidades neoplásicas raras, assim como reforçar a importância da aplicação de testes complementares para a elaboração de um diagnóstico conclusivo.
O resultado citológico do presente estudo de caso foi células glandulares atípicas (AGC) do tipo endocervical. Posteriormente foi realizada biopsia do colo uterino, conização e curetagem de endocolo, cujo diagnóstico histológico foi adenocarcinoma viloglandular bem diferenciado do endocolo.

Publicado

2017-11-03

Como Citar

Correia, A., Vilar, M., & Teixeira, C. (2017). Importância da citologia na identificação do adenocarcinoma viloglandular. Citotech Online - Case Review, (3). https://doi.org/10.26537/citotech.v0i3.2285