Discrepância cito-histológica: estudo de caso em citologia do canal anal
DOI:
https://doi.org/10.26537/citotech.v0i3.2283Palavras-chave:
Citologia do canal anal;, Lesão intraepitelial de baixo grau;, Lesão intraepitelial de alto grau;, Vírus do papiloma humano;, Vírus da imunodeficiência humana;Resumo
O cancro anal é raro mas a sua incidência tem vindo a aumentar na população, essencialmente em indivíduos HIV positivo, nos quais a infeção por HPV tem maior persistência. A infeção por HPV de alto risco está associada à presença e progressão de lesões displásicas, precursoras de cancro anal. Por esta razão, os indivíduos HIV positivos são considerados um grupo de risco, devendo ser encaminhados para realização de rastreio de lesões do canal anal.
No presente artigo, é relatado o caso clínico de um homem de 53 anos, HIV positivo, com diagnósticos cito-histológicos discrepantes em que a avaliação citológica resultou na atribuição de diagnósticos de lesões de grau superior comparativamente às da histologia.
Este estudo de caso pretende alertar para a importância da realização de rastreios citológicos do canal anal, principalmente em indivíduos pertencentes a grupos de risco, e da avaliação de resultados discrepantes entre a citologia e a histologia.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2017 Citotech Online - Case Review
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.