LGP na Educação Pré-escolar com crianças ouvintes: repercussões e interferências na compreensão global de histórias

Autores

  • Sabrina Alves EB1 do Marco de Canaveses
  • Ana Isabel Silva IPV-ESEV-CI&DEI

DOI:

https://doi.org/10.34630/cp.v1i.4274

Palavras-chave:

LGP, Envolvimento, Educação Pré-escolar, Crianças ouvintes, Literacia

Resumo

Neste artigo procura-se compreender se a utilização da Língua Gestual Portuguesa (LGP) em contexto de Educação Pré-escolar (EPE), com crianças ouvintes, tem repercussões no seu envolvimento e na compreensão global de histórias. Recorreu-se ao Manual Desenvolvendo a Qualidade em Parcerias (DQP) (2009) para descrever o envolvimento de crianças no momento do conto da história O Passeio da D. Rosa (2011). Foram selecionadas três crianças de diferentes faixas etárias de dois grupos. O Passeio da D. Rosa (2011) foi contado em LGP nos dois momentos, apenas no segundo, se recorreu às ilustrações. Apenas um grupo tinha conhecimentos prévios de LGP, no entanto, em ambos os grupos, atingiram-se níveis de envolvimento elevado no 1.º momento, diminuindo no 2.º momento. A análise da compreensão global da história foi feita a partir de desenhos e reconto oral. Os recontos orais permitiram evidenciar que as crianças de ambos os grupos compreenderam globalmente a história, recorrendo também a vocabulário em LGP.

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Publicado

2021-11:-24