Estratégias desenvolvidas para a compreensão de problemas verbais matemáticos no 1.º CEB: fases do método de Polya e componentes da Leitura

Autores

  • Inês Trindade Monteiro Mestre pela ESE-P.PORTO
  • Daniela Filipa Martinho Mascarenhas ESE-P.PORTO; inED; CeiED
  • Celda Maria Gonçalves Morgado ESE-P.PORTO; CLUP; inED

DOI:

https://doi.org/10.34630/cp.v1i.4273

Palavras-chave:

estratégias de resolução de problemas verbais, domínio metalinguístico, competências de compreensão na Leitura, fases do método de Polya

Resumo

Sabendo-se que o Português se assume como veículo de comunicação no ensino nos países lusófonos, é primordial compreender as relações entre o Português e a Matemática, áreas que o presente estudo incide, a fim de compreender quais as estratégias que o professor deve promover e fomentar nos alunos. Deste modo, no presente artigo, apresentar-se-ão estratégias desenvolvidas durante o presente estudo, ocorrido com duas turmas de 4.º ano/1.ºCEB, cujo enfoque incidiu na compreensão de problemas verbais, por meio da articulação do método de Polya com as componentes de compreensão na Leitura.
Durante o estudo, os elementos da amostra desenvolveram capacidades e competências de compreensão de um problema verbal através de quatro etapas articuladas: compreensão do problema/compreensão literal; estabelecimento de um plano/compreensão reorganizativa; execução de um plano/compreensão inferencial; e, por fim, verificação/compreensão crítica (Polya, 1977; Viana et al., 2010). Na fase de intervenção, as estratégias desenvolvidas foram obtidas através da metodologia preconizada, investigação-ação.

Downloads

Publicado

2021-11:-24