O nome e a categoria número no 1.º ciclo do ensino básico
DOI:
https://doi.org/10.34630/cp.v1i.4272Palavras-chave:
conhecimento linguístico, conhecimento científico-pedagógico, ensino da gramática, Nome, Número formal e quantidadeResumo
presente artigo inscreve-se no âmbito da formação de professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), tendo como objetivo principal refletir sobre a importância da construção, por parte destes docentes, de sólidos conhecimentos linguísticos e científico-pedagógicos, com especial incidência no Nome e na categoria Número. Ademais, apresenta uma análise do modo como estes conteúdos gramaticais são expostos e desenvolvidos nos documentos reguladores de ensino do Português do ciclo em questão; bem como problematiza as definições de Nome, das subclasses explicitadas e dos exemplos vigentes em manuais escolares de Português do 1.º CEB. Os dados recolhidos confirmam a relevância da proficiência e reflexão (meta) linguísticas para a seleção/construção e exploração criteriosa de recursos pedagógicos e para o desenho de estratégias didáticas, ao nível desta classe de palavras e da categoria nominal em estudo.
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