Ensinar gramática e pensar os recursos digitais - uma experiência na formação inicial de professores
DOI:
https://doi.org/10.34630/cp.v1i.4271Palavras-chave:
Recursos digitais, conhecimento do professor, ensino da gramáticaResumo
Neste estudo mobiliza-se o quadro teórico de Mishra e Koehler (2006), designado pelo conhecimento pedagógico tecnológico do conteúdo (TPACK - Technological Pedagogical Content Knowledge) articulado com Koehler, Mishra e Cain (2013) para promover a formação de professores para o ensino e aprendizagem do português. Descreve-se, neste texto, o modo como uma professora-estagiária planificou, implementou e refletiu uma sequência didática de conteúdos da gramática, para aplicar numa turma de 4.º ano do Ensino Básico, à luz do referencial TPACK. A professora-estagiária considerou que o referencial TPACK lhe permitiu uma integração adequada de recursos tecnológicos na aula de gramática. Identificou a fase de planificação como crucial, momento em que a interação dos diferentes constituintes TPACK foi mobilizada para a priorização das tecnologias a usar. Todavia, acrescenta que foi na aula que melhor percebeu as possibilidades didáticas dos recursos tecnológicosusados e a exploração mais adequada para cada um.
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