Literacia, textos híbridos e práticas educativas
DOI:
https://doi.org/10.34630/cp.v1i.4270Palavras-chave:
Literacia, práticas educativas, educação de infância, educação básciaResumo
Atualmente, vivemos um período em que o conceito de literacia circula por múltiplos caminhos, alargando, sem dúvida, o âmbito do seu campo semântico, o que marca, inequivocamente, a formação pedagógica e as práticas educativas na Educação de Infância e na Educação Básica, no início do processo de aquisição da capacidade de ler, mas ainda no Ensino Secundário, no Ensino Superior e na Investigação. O conceito de literacia invade também todas as atividades profissionais como sendo uma competência que a profissão exige ou como sendo a competência que o profissional exibe.
Assim, em todas as profissões, e sobretudo na dos professores, marcada por uma permanente atividade pedagógica para o desenvolvimento do conhecimento dos alunos, impõe-se uma reflexão sobre o que pode, hoje, ser considerado literacia e quais os princípios básicos fundamentais para o desenvolvimento das competências literácitas .
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.