Impacto da consultoria de imagem nas empresas: a imagem corporativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34630/tth.vi4.5740

Palavras-chave:

Comunicação, Marketing, Consultoria de Imagem, Imagem Corporativa, Ética

Resumo

Atualmente, a Consultoria de Imagem (CI) assume cada vez mais um papel importante na comunicação empresarial, impactando diretamente a imagem corporativa e o sucesso das empresas. Este artigo propõe uma reflexão crítica sobre a importância da consultoria de imagem no contexto empresarial, explorando os seus benefícios, desafios e implicações éticas. Abordam-se os diversos aspetos da imagem corporativa, desde a construção da marca até a comunicação visual e o comportamento dos colaboradores. A análise crítica destaca a necessidade de um olhar holístico e estratégico para a consultoria de imagem, considerando o contexto cultural, social e mercadológico da empresa.

Referências

Aaker, D.A. (1996) Measuring Brand Equity across Products and Markets. California Management Review, 38, 102-120. http://dx.doi.org/10.2307/41165845

Bennett, R., Rentschler, R. Foreword by the Guest Editors. Corp Reputation Rev 6, 207–210 (2003). https://doi.org/10.1057/palgrave.crr.1540200

Dalbosco, R. (2023, March 14). Como transmitir autenticidade por meio da marca pessoal. Ricardo Dalbosco - Estrategista De Marcas. https://ricardodalbosco.com/blog/como-transmitir-autenticidade-por-meio-da-marca-pessoal/

Evans, J., & Berman, B. 1985. Marketing. New York, NY: McMillan, 2nd edition.

Ferreira, M. (2024, January 10). Rui Rocha tirou os óculos para a campanha. Como os políticos utilizam as lentes para tentar ganhar votos. Observador. https://observador.pt/especiais/rui-rocha-tirou-os-oculos-para-a-campanha-como-os-politicos-utilizam-as-lentes-para-tentar-ganhar-votos/

Fombrun, C. J., Ponzi, L. J., & Newburry, W. (2015). Stakeholder tracking and analysis: The RepTrak® system for measuring corporate reputation. Corporate reputation review, 18, 3-24.

Fox, S. (2011, January 31). Business Etiquette For Dummies. John Wiley & Sons. http://books.google.ie/books?id=yvVPTD4Cv84C&printsec=frontcover&dq=business+etiquette+for+dummies&hl=&cd=1&source=gbs_api

Guimarães, R. (2024, March 6). O que é a Consultoria de Imagem? - Fashion School. Fashion School. https://fashionschool.pt/o-que-e-a-consultoria-de-imagem/

Guimarães, R. (2024, March 6). Consultoria de Imagem em Portugal - Fashion School. Fashion School. https://fashionschool.pt/consultoria-de-imagem-em-portugal/

Guimarães, R. (2024, March 6). Consultoria de Imagem para que serve - Fashion School. Fashion School. https://fashionschool.pt/consultoria-de-imagem-para-que-serve/

Kapferer, J. N. (2012, January 3). The New Strategic Brand Management. Kogan Page Publishers. http://books.google.ie/books?id=JnK8pRjSGZUC&printsec=frontcover&dq=The+New+Strategic+Brand+Management:+Advanced+Insights+and+Strategic+Thinking&hl=&cd=1&source=gbs_api

Keller, K.L. (2003) Brand Synthesis the Multidim Ensionality of Brand Knowledge. Journal of Consumer Research, 29, 595-600. http://dx.doi.org/10.1086/346254

Klymkowsky, M. (2018, September 15). Can we talk scientifically about free will? Sci-Ed. https://blogs.plos.org/scied/2018/09/15/can-we-talk-scientifically-about-free-will/

KOTABE, M.; HELSEN, K. Administração de marketing global. Atlas, 2000.

Parsons, A., & Dorsey, M. (2008, January 1). StyleSource. http://books.google.ie/books?id=xXCQYgEACAAJ&dq=0962740551,+9780962740558&hl=&cd=1&source=gbs_api

Robles, M. M. (2012). Executive Perceptions of the Top 10 Soft Skills Needed in Today’s Workplace. Business Communication Quarterly, 75(4), 453-465. https://doi.org/10.1177/1080569912460400

Downloads

Publicado

10-06-2024

Como Citar

Amaral, R. (2024). Impacto da consultoria de imagem nas empresas: a imagem corporativa. The Trends Hub, (4). https://doi.org/10.34630/tth.vi4.5740

Edição

Secção

Artigos