A era do conteúdo rápido: uma tendência ou dependência?
DOI:
https://doi.org/10.34630/tth.vi4.5716Palavras-chave:
TikTok, Tendências, Comunicação, Marketing, Redes SociaisResumo
Desde a ascensão do TikTok em todo o mundo, vincada pelo ano de 2020, começamos a verificar grandes alterações no tipo de conteúdo digital que consumimos na internet; aquilo que antes eram vídeos, detalhados e informativos, com a duração de 10 minutos na plataforma Youtube passaram a vídeos de 10 segundos de ritmo acelerado no TikTok.
Neste artigo, vou aprofundar as diferenças que esta rede social veio trazer aos consumidores de conteúdo em formato de vídeo e analisar alguns dos seus benefícios e potenciais desvantagens futuras, incidindo principalmente nos impactos deste tipo de conteúdo nas crianças.
Referências
Chayka, K. (2024). Filterworld. Doubleday.
Chen, B. X. (2023, April 19). The Future of Social Media Is a Lot Less Social. The New York Times. https://www.nytimes.com/2023/04/19/technology/personaltech/tiktok-twitter-facebook-social.html
Costello, N., Sutton, R., Jones, M., Almassian, M., Raffoul, A., Ojumu, O., Salvia, M., Santoso, M., Kavanaugh, J. R., & Austin, S. B. (2023). ALGORITHMS, ADDICTION, AND ADOLESCENT MENTAL HEALTH: An Interdisciplinary Study to Inform State-level Policy Action to Protect Youth from the Dangers of Social Media. American Journal of Law & Medicine, 49(2-3), 135–172. https://doi.org/10.1017/amj.2023.25
DBSA. (2023). TikTok and Youth Mental Health: Weighing the Pros and Cons. Depression and Bipolar Support Alliance. https://www.dbsalliance.org/education/newsletters/tiktok-and-youth-mental-health/
Hendriana, E., Dwinanda, B., Syaripuddin, F. A., & Hudaifi. (2022). Examining the Extended Advertising Value Model: a Case of TikTok Short Video Ads. Mediterranean Journal of Social & Behavioral Research, 6(2), 35–44. https://doi.org/10.30935/mjosbr/11820
McCashin, D., & Murphy, C. M. (2022). Using TikTok for public and youth mental health – a systematic review and content analysis. Clinical Child Psychology and Psychiatry, 28(1), 135910452211066. https://doi.org/10.1177/13591045221106608
Ramsden, E., & Talbot, C. V. (2024). The Role of TikTok in Students’ Health and Wellbeing. International Journal of Mental Health and Addiction. https://doi.org/10.1007/s11469-023-01224-6
Rivietz, A. (2022). Adam Rivietz on LinkedIn: #influencermarketing #socialmedia #ecommerce. Www.linkedin.com. https://www.linkedin.com/posts/adamrivietz_influencermarketing-socialmedia-ecommerce-activity-6863481841471549440-nBJP/
Solino, L. J. S., González, M. O. A., Siqueira, M. E. M., & Nascimento, W. A. (2015). Fast-fashion: uma revisão bibliográfica sistemática e agenda de pesquisa. Revista Produção Online, 15(3), 1021–1041. https://doi.org/10.14488/1676-1901.v15i3.1947
Team, P. (2023, December 20). TikTok vs YouTube - Which Should You Choose in 2024. Promo.com. https://promo.com/blog/tiktok-vs-youtube-which-should-you-choose-in-2024#youtube-vs.-tiktok-similarities
Tobbi Dyer. (2018). The Effects of Social Media on Children. Dalhousie Journal of Interdisciplinary Management, 14(0). https://doi.org/10.5931/djim.v14i0.7855
Wright, K. (2022). How Trend Cycles Drive the Rise of Ultra-Fast Fashion | the Momentum. Www.themomentum.com. Retrieved April 4, 2024, from https://www.themomentum.com/articles/how-trend-cycles-drive-the-rise-of-ultra-fast-fashion
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 The Trends Hub
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.