Sustentabilidade nas empresas: desvendando o greenwashing
DOI:
https://doi.org/10.34630/tth.vi4.5692Palavras-chave:
Sustentabilidade, Consciencialização, Greenwashing, Transparência, Responsabilidade, Consumidores, Sustainability, Awareness, Transparency, Responsibility, ConsumersResumo
Num contexto global de crise ambiental, a preocupação com a sustentabilidade é cada vez maior, e o mundo empresarial têm que se esforçar para demonstrar um compromisso com práticas ambientalmente responsáveis. Este artigo oferece uma reflexão crítica sobre a sustentabilidade empresarial, desvendando os mecanismos e impactos do greenwashing, explorando as suas diferentes formas e como é que estas minam a confiança dos consumidores e a integridade do movimento sustentável. Por fim, discutiremos estratégias para identificar e evitar esta prática enganosa, promovendo outras práticas empresariais autenticamente sustentáveis. O objetivo é desafiar a retórica vazia e incentivar uma abordagem mais transparente e responsável em relação à sustentabilidade corporativa, oferecendo aos leitores insights valiosos sobre como discernir entre compromissos genuínos e meras campanhas de marketing.
Palavras-chave: Sustentabilidade, Consciencialização, Greenwashing, Transparência, Responsabilidade, Consumidores.
Referências
Bansal, P., & Roth, K. (2000). "Why Companies Go Green: A Model of Ecological Responsiveness." Academy of Management Journal, 43(4), 717–736.
Delmas, M. A., & Burbano, V. C. (2011). "The Drivers of Greenwashing." California Management Review, 54(1), 64–87.
Kumar, V., & Hilbert, M. (2018). Blockchain in the built environment and construction industry: A systematic review, conceptual models and practical use cases. Automation in Construction, 94, 144–165. https://doi.org/10.1016/j.autcon.2018.07.014
Lyon, T. P., & Montgomery, A. W. (2015). "The Means and End of Greenwash." Organization & Environment, 28(2), 223–249. https://doi.org/10.1177/1086026614561608
Porter, M. E., & Kramer, M. R. (2011). Creating Shared Value. Harvard Business Review, 89(1/2), 62–77.
Smith, T. M., & Cooper-Martin, E. (2014). Exploring the role of certified corporate sustainability reports as tools of legitimacy: A survey of reporting opinions among sustainability reporting assurance providers. Journal of Management and Sustainability, 4(2), 70–84. https://doi.org/10.5539/jms.v4n2p70
A new concept of “Sustainable Company”: An analysis on the Greenwashing issue in the European context : Inês Pena Barros, ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4196-3001
Recapping on BP’s long history of greenwashing - by Haley Walker in May 21, 2010. https://www.greenpeace.org/usa/recapping-on-bps-long-history-of-greenwashing/
"The Volkswagen scandal explained" (2015, September 25). BBC News. https://www.bbc.com/news/business-34324772
The H&M Greenwashing Scandal: Has Business Learned the Lesson? – by Camilla Ponte February 27, 2023 in Eco Life, Index https://impakter.com/hm-greenwashing-scandal-has-business-learned-the-lesson/
Livros:
Heinberg, R. (n.d.). Greenwashing: Ambiguous Environmental Advertising.
Williams, E. F. (2015). Green Giants: How Smart Companies Turn Sustainability into Billion-Dollar Businesses.
Young, S. T., Dhanda, K., et al. (2018). Sustainability: Essentials for Business.
Artigos Académicos:
Inês Pena Barros (2020). A new concept of “Sustainable Company”: An analysis on the Greenwashing issue in the European context, ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4196-3001
Lyon, T. P., & Montgomery, A. W. (2015). The Means and End of Greenwash. Organization & Environment, 28(2), 223–249. https://doi.org/10.1177/1086026614561608
Delmas, M. A., & Burbano, V. C. (2011). The Drivers of Greenwashing. California Management Review, 54(1), 64–87.
Bansal, P., & Roth, K. (2000). Why Companies Go Green: A Model of Ecological Responsiveness. Academy of Management Journal, 43(4), 717–736.
Websites:
Aristides Brito Junior, Gino Giacomini Filho, (2014). Revista Metropolitana de Sustentabilidade, “Greenwashing e as Organizações no Contexto do Século XXI.” https://revistaseletronicas.fmu.br/index.php/rms/article/view/253/pdf
Global Reporting Initiative (2024) https://www.globalreporting.org/
Harvard Business Review Home, (2024) “Sustainable business practices” https://hbr.org/topic/subject/sustainable-business-practices?ab=articlepage-topic
Sustainable Brands (2024). https://sustainablebrands.com/
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 The Trends Hub
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.