O poder da comunicação na diversidade e na inclusão - a realidade e os desafios das marcas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34630/tth.vi3.5100

Palavras-chave:

comunicação, diversidade, inclusão, representatividade

Resumo

Apesar da crescente preocupação, nos últimos anos, pelos conceitos de diversidade e inclusão, temos ainda um longo caminho de aprendizagem e mudança pela frente até alcançarmos, efetivamente, um resultado significativo nestes pontos. O esforço para acompanhar estas questões e abraçar a diversidade deve ser geral, coletivo, consistente e duradouro para ser pontuado por avanços. A visibilidade e mudança destes problemas passa, também, pela comunicação, que devido ao seu poder e voz fundamental se constitui um fio condutor possível para conquistar um mundo mais inclusivo.

Referências

Associação Portuguesa para a Diversidade e Inclusão. (2022). Carta para a Diversidade. https://www.appdi.pt/carta-portuguesa-para-a-diversidade/

Cecília Cury (2022, agosto, 5). Consumidores estão preferindo marcas pelas quais se sentem representados. Rock Content. https://rockcontent.com/br/blog/consumidores-querem-representacao/

Cerqueira, C., Magalhães, S., Santos, A., Cabecinhas, R., & Nogueira, C. (2014). De outro género: propostas para a promoção de um jornalismo mais inclusivo. (1ª ed.). https://www.academia.edu/10852563/De_outro_g%C3%A9nero_propostas_para_a_promo%C3%A7%C3%A3o_de_um_jornalismo_mais_inclusivo

Content, Cofina. (janeiro, 2022). Diversidade e Inclusão nas empresas: importância, desafios e benefícios. Vida Sustentável. https://vidasustentavel.sabado.pt/diversidade-e-inclusao/diversidade-e-inclusao-nas-empresas-importancia-desafios-e-beneficios/

Cuevas, Gema. (dezembro, 2022). Paul Watzlawick e a teoria da comunicação humana. A mente é maravilhosa. https://amenteemaravilhosa.com.br/teoria-da-comunicacao-humana/

Global Compact Network Portugal. (2015, setembro 25). 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e 169 Metas: para transformar o Mundo nome dos Povos e do Planeta. https://globalcompact.pt/index.php/pt/agenda-2030

Lima, Maria. (julho, 2022). Diversidade e inclusão, uma realidade prática. Marketeer. https://marketeer.sapo.pt/diversidade-e-inclusao-uma-realidade-pratica/

Lopes, R. O poder dos media na sociedade contemporânea. https://www.labcom.ubi.pt/files/agoranet/04/lopes-rita-media-e-poder.pdf

Lorenzo, R., & Reeves, M. (30 de janeiro de 2018). How and Where Diversity Drives Financial Performance. Obtido em 25 de maio de 2022, de Harvard Business Review: https://hbr.org/2018/01/how-and-where-diversity-drives-financialperformance

Terciotti, S. (2008). O poder, a comunicação e o diálogo no ambiente organizacional. https://www.revistas.usp.br/organicom/article/download/138981/134329/270054

Downloads

Publicado

26-06-2023

Como Citar

Machado, J. (2023). O poder da comunicação na diversidade e na inclusão - a realidade e os desafios das marcas. The Trends Hub, (3). https://doi.org/10.34630/tth.vi3.5100

Edição

Secção

Artigos