Marketing Político em Portugal – Mais ou Menos Ideologia?
DOI:
https://doi.org/10.34630/tth.vi3.5090Palavras-chave:
Marketing Político, Ideologia, Política PortuguesaResumo
O presente artigo pretende, em primeiro lugar, aprofundar as nuances do Marketing Político, que se relaciona com a formação da imagem a ser projetada a longo prazo e consiste num conjunto de procedimentos e técnicas que servem para adequar o candidato ao eleitorado e mostrar as suas diferenças em relação aos adversários. Numa segunda instância, apresenta a necessidade e utilização da ideologia na área, tendo em consideração as vantagens e desvantagens e, em terceiro lugar, menciona outros métodos de abordagem à Comunicação Direta e Indireta, os quais são contextualizados na realidade do eleitorado e universo político de Portugal.
Referências
Cardoso, Adriana (2023-03-01). Entrevista. Luís Paixão Martins: “Ser querido pelo BE e pelo PCP para um dirigente do PS é um lapso”. Comunidade, Cultura e Arte. https://comunidadeculturaearte.com/entrevista-luis-paixao-martins-ser-querido-pelo-be-e-pelo-pcp-para-um-dirigente-do-ps-e-um-lapso/
Claudino, H. M. & Guerreira, C. (2022). Ainda está indeciso? Veja o que separa António Costa e Rui Rio [imagem online]. CNN Portugal. https://cnnportugal.iol.pt/politica/decisao22/ainda-esta-indeciso-veja-o-que-separa-antonio-costa-e-rui-rio/20220126/61f05e5f0cf2cc58e7df3b96
Correia, J. C. (2010). Ideologia, crítica e deliberação. Conceitos de Comunicação Política, 09-20. https://www.labcom.ubi.pt//publicacoes/201509041450-correia_conceitos_comunica__politica2010_libre__1_.pdf#page=16
Figueiredo, R. (1994). O que é Marketing Político?. São Paulo, Brasiliense. https://www.estantevirtual.com.br/livros/rubens-figueiredo/o-que-e-marketing-politico/2622246918
Henriques, João Pedro & Pinheiro, Pedro (2020-10-17). João Ferreira. Envelhecimento do PCP “é algo que não deixa de preocupar”. Diário de Notícias. https://www.dn.pt/poder/joao-ferreira-envelhecimento-do-pcp-e-algo-que-nao-deixa-de-preocupar--12933116.html
Newman, B (1999). The Mass Marketing of Politics: Democracy in an Age of Manufactured Images. https://books.google.pt/books?hl=pt-PT&lr=&id=6_VyAwAAQBAJ&oi=fnd&pg=PP1&dq=The+Mass+Marketing+of+Politics:+Democracy+in+an+Age+of+Manufactured+Images&ots=F-Z_lTr_IL&sig=wd1v42JspbTufA257VuE8bUBVmA&redir_esc=y#v=onepage&q&f=false
Monteiro, H. (2022). A gangorra das sondagens. https://bomdia.eu/a-gangorra-das-sondagens/
Thomson, O. (2000). Uma história da propaganda. Lisboa, Ed. Temas e Debates Ltda. https://www.livapolo.pt/livro/detalhe/historia-da-propaganda-uma/41513
s.n (2022) PCP apresenta queixa por retirada de cartazes políticos do Marquês de Pombal. https://www.jn.pt/local/noticias/lisboa/lisboa/pcp-apresenta-queixa-por-retirada-de-cartazes-politicos-do-marques-de-pombal-15224000.html
s.n. (2023). Logotipos e PressKit. https://pan.com.pt/logotipos-e-press-kit/
s.n. (2019). Os primeiros cartazes da Iniciativa Liberal. Iniciativa Liberal. https://iniciativaliberal.pt/os-primeiros-cartazes-da-iniciativa-liberal/
Vargas, K. T. (2005). Marketing Político. (Monografia de conclusão de bacharelado, Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas, Brasília, Brasil). https://repositorio.uniceub.br/jspui/bitstream/123456789/1576/2/20171820.pdf
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 The Trends Hub
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.