O Poder do Storytelling no Marketing

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34630/tth.vi3.5082

Resumo

O Storytelling é um recurso que nas últimas décadas tem ganho cada vez mais importância no mundo empresarial, sendo usado para a promoção de produtos e serviços. Ainda que o termo seja recente, este significa “contar histórias”, atividade que o ser humano faz já há milhares de anos. Se hoje temos acesso a histórias do século passado ou até de antes, é porque estas são eficazes e perduram devido à sua capacidade de evocar memórias. Neste artigo, é feito uma análise do termo, a sua evolução e como as empresas têm vindo a aplicá-lo com sucesso.

Referências

Aragão, D. de S., Sacramento, D. L. do (2023). Marketing Digital: O papel do storytelling na fidelização dos clientes Estudo de caso: a marca “Coca-Cola”. http://hdl.handle.net/10400.26/31699

Hanhu, E. Y., Gomide, K., Júnior, A. P., Velozo, C. R. de M., & Priore, E. R. (2016). Storytelling e sua importância como ferramenta de marketing.

http://periodicos.estacio.br/index.php/destarte_old/article/view/8835

Motta, A. G. (2016). A utilização do marketing de conteúdo e do storytelling como ferramentas para construção de marcas na pós-modernidade.

https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18764

MCSILL, James. 5 liçoes de storytelling: fatos, ficção e fantasia. 1. ed. São Paulo: DVS EDITORA, 2013.

Pan, L., Chen, K. (2019). A Study on the Effect of Storytelling Marketing on Brand Image, Perceived Quality, and Purchase Intention in Ecotourism.

http://www.ekolojidergisi.com/article/a-study-on-the-effect-of-storytelling-marketing-on-brand-image-perceived-quality-and-purchase-5686

Patel, N. Jornada do Herói: O que é, passos e como usar no marketing. Neil Patel. https://neilpatel.com/br/blog/jornada-do-heroi/

Santos, L. S. dos (2017). Storytelling: o poder da narrativa estratégica dentro do branding e marketing.

http://hdl.handle.net/10737/1629

Tostes, A. P. B., Valença, M. M. (2019). O Storytelling como ferramenta de aprendizado ativo.

https://doi.org/10.21530/ci.v14n2.2019.917

Vieira, D. (2019). Jornada do Herói: as 12 etapas de Christopher Vogler e Joseph Campbell para contar uma história impecável!. Rocket Content.

https://rockcontent.com/br/talent-blog/jornada-do-heroi/

Cozer, P. (2019). Como surgiu essa história de storytelling?. Narrative. https://narrative.com.br/como-surgiu-essa-historia-de-storytelling/

Downloads

Publicado

26-06-2023

Como Citar

de Magalhães Gaspar Carneiro, B. (2023). O Poder do Storytelling no Marketing. The Trends Hub, (3). https://doi.org/10.34630/tth.vi3.5082

Edição

Secção

Artigos