Verificadores de Factos: Ascensão & Desafios
DOI:
https://doi.org/10.34630/tth.vi3.5077Palavras-chave:
Verificadores de Factos, Veracidade dos Media, Comunicação e Desinformação, ÉticaResumo
Nos nossos dias, nem sempre podemos acreditar no que vemos e ouvimos: é inquestionável a manipulação da informação por parte de terceiros, com vista a influenciar comportamentos da massa. Já que são muitos os que se deixam enganar pela suposta veracidade dos artigos num ambiente cada vez mais digital, o presente obriga-se a reconhecer a importância crescente de verificar factos em Portugal. Aqui, e do ponto de vista pessoal e despretensioso, são explicitadas as adversidades que o Fact-Checking enfrenta. O autor também se incumbe de refletir acerca do discurso político e da sua manipulação, não olvidando de considerar a propagação de falsas notícias e como combater este problema.
Referências
Alves, A. M. G. (2020, June 29). Fazer Fact-Checking em Portugal. https://ubibliorum.ubi.pt/handle/10400.6/11042
Anspach, N. M., Jennings, J. T., & Arceneaux, K. (2019). A little bit of knowledge: Facebook’s News Feed and self-perceptions of knowledge. Research & Politics, 6(1), 205316801881618. https://doi.org/10.1177/2053168018816189
Barrera, O., Guriev, S., Henry, E., & Zhuravskaya, E. (2020). Facts, Alternative Facts, and Fact Checking in Times of Post-Truth Politics. Journal of public economics, vol.182, pp. 104-123. doi: https://doi.org/10.1016/j.jpubeco.2019.104123
Desinformação e Fake News | Internet Segura. (2023, Abril). Internet Segura. https://www.internetsegura.pt/FakeNews
Dourado, T. M. S. G. (2019). Fact-checking como possibilidade de media accountability sobre o discurso político? Revista Compolítica, 9(2), 93–112. https://doi.org/10.21878/compolitica.2019.9.2.143
Durães, M. (2019, Novembro, 20) Ler notícias? Só se aparecerem no “feed”. Para os jovens, são “desinteressantes e repetitivas.” PÚBLICO. https://www.publico.pt/publico-na-escola/artigo/ler-noticias-so-se-aparecerem-no-feed-para-os-jovens-sao-desinteressantes-e-repetitivas-1894318
Holiday, R. (2017, Dezembro, 1). We Don’t Have a Fake News Problem—We Are the Fake News Problem. Observer. https://observer.com/2016/11/we-dont-have-a-fake-news-problem-we-are-the-fake-news-problem/
Kerunga, J., Rowe, E., & Gondwe, G. (2020). Journalism Credibility in the Digital Age – Examining Shifts in Paradigms. Social Science Research Network. https://doi.org/10.2139/ssrn.3641943
Lockie, S. (2017). Post-truth politics and the social sciences. Environmental Sociology e (2017) Post-truth politics and the social sciences. Environmental Sociology, vol.3, nº1, pp. 1-5.
Mitchell, A., Gottfried, J., Barthel, M., Sumida, N., & Mitchell, A. (2021, Maio, 28). Distinguishing Between Factual and Opinion Statements in the News. Pew Research Center’s Journalism Project. https://www.pewresearch.org/journalism/2018/06/18/distinguishing-between-factual-and-opinion-statements-in-the-news/
Nyhan, B., Porter, E., Reifler, J. & Wood, T.J. (2019). Taking Fact-Checks Literally But Not Seriously? The Effects of Journalistic Fact-Checking on Factual Beliefs and Candidate Favorability. Springer US. doi: https://doi.org/10.1007/s11109-019-09528-x
Souza Vieira, M.V. (2019). A relevância do jornalismo em tempos de fake news e sua necessidade de reinvenção na era da Pós-Verdade. Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. XXIV Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste – Vitória – ES.
Vosoughi, S., Roy, D., & Aral, S. (2018). The spread of true and false news online. Science, 359(6380), 1146–1151. https://doi.org/10.1126/science.aap9559
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 The Trends Hub
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.