O Posicionamento das marcas em contexto de guerra

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34630/tth.vi2.4674

Palavras-chave:

Guerra, Ucrânia, Rússia, Posicionamento, Marcas, Zara, Channel, Solidaridade, Marketing

Resumo

A guerra entre a Ucrânia e a Rússia suscitou uma onda de solidariedade para com as vítimas e desafios para as empresas. Situações inesperadas, exigem atitudes adequadas. Neste artigo, apresento uma análise do papel desempenhado pelas marcas, oferecendo uma visão macro de como estas se posicionaram no mercado e os motivos desse posicionamento. Apresento posteriormente, uma comparação com a Primeira Guerra Mundial, pois também nela as marcas tiveram um papel importante. Mais do que os números envolvidos, foi a solidariedade e a pressão social que se destacaram, positiva e negativamente.

Referências

Abecasis, T. (24 de fevereiro de 2022). Por que razão Putin invadiu a Ucrânia? Uma história sobre o fim da União Soviética que o líder russo nunca aceitou. Obtido de CNN Portugal: invadiu-a-ucrania-o-ponto-de-situacao-e-uma-historia-sobre-o-fim-da-uniao-sovietica-que-o-lider-russo-nunca-aceitou/20260227/6217b3da0cf2c7ea0f1b47fd

Aníbal, S. (5 de março de 2022). Inditex é baixa mais recente para economia russa cada vez mais fechada. Obtido de Público: https://www.publico.pt/2022/03/05/economia/noticia/inditex-baixa-recente-economia-russa-fechada-1997718

Confira 9 negócios que surgiram em momentos de crise. (s.d.). Obtido de Agência Evidence : https://www.agenciaevidence.com.br/confira-9-negocios-que-surgiram-em-momentos-de-crise/

Expresso. (4 de março de 2022). Que a guerra não perturbe as marcas de luxo na Rússia. Obtido de Expresso: https://expresso.pt/sociedade/2022-03-04-que-a-guerra-nao-perturbe-as-marcas-de-luxo-na-russia

G1. (5 de março de 2022). Proprietária da marca Zara anuncia suspensão das atividades na Rússia por guerra na Ucrânia. Obtido de G1: https://g1.globo.com/economia/noticia/2022/03/05/proprietaria-da-marca-zara-anuncia-suspensao-das-atividades-na-russia-por-guerra-na-ucrania.ghtml

Globo, O. (3 de março de 2022). Guerra da Ucrânia: Chanel anuncia doação de dois milhões de euros a organizações de ajuda a refugiados. Obtido de O Globo: https://oglobo.globo.com/ela/guerra-na-ucrania-chanel-anuncia-doacao-de-dois-milhoes-de-euros-organizacoes-de-ajuda-refugiados-25417108

Kotler, P. (2000). Frases de Philip Kotler. Obtido de Citações: https://citacoes.in/autores/philip-kotler/

Muret, D. (6 de abril de 2022). Ucrânia: Chanel aplica embargo também aos russos fora da Rússia. Obtido de Fashion network: https://br.fashionnetwork.com/news/Ucrania-chanel-aplica-embargo-tambem-aos-russos-fora-da-russia,1394372.html

Downloads

Publicado

01-07-2022

Como Citar

Ribeiro, D. (2022). O Posicionamento das marcas em contexto de guerra. The Trends Hub, (2). https://doi.org/10.34630/tth.vi2.4674

Edição

Secção

Artigos