No. 29 (2022): Revista Técnico-Científica (Primeiro Semestre)
Estimados leitores
Voltamos à vossa presença com uma nova publicação da nossa revista “Neutro-à-Terra”. Depois de uma crise pandémica, que ainda não está erradicada, mas que abalou a vida de todos nós, junta-se aquilo que seria impensável até há pouco tempo atrás, uma guerra na Europa cujo fim ainda não se consegue prever. No entanto, já se começam a fazer sentir as consequências muito preocupantes na nossa sociedade e na economia mundial, que nos deixa a todos com uma sensação de medo e de insegurança sobre o que será o nosso futuro. Forçosamente, vamos todos ter de mudar os nossos hábitos de vida e, como agora podemos bem perceber, os problemas ambientais, a sustentabilidade e a utilização mais racional das diferentes formas de energia, tomam uma importância acrescida e determinante para o nosso futuro. Neste âmbito, vamos continuar a contribuir na mitigação destes problemas, promovendo a discussão dos mesmos e apontando soluções, através da publicação de vários artigos técnicos e científicos, que procuraram ser uma mais valia na resolução destes problemas.
Esta edição da nossa revista é subordinada ao tema das máquinas elétricas. Este é um assunto fundamental na área científica da Engenharia Eletrotécnica. Foi no passado, é no presente e continuará a ser no futuro. As máquinas elétricas são os grandes grupos geradores que equipam as grandes centrais de produção de energia elétrica, sejam elas térmicas ou hidráulicas, são os aerogeradores que equipam os parques eólicos, são a força motriz, responsável pelo consumo de 60% a 70% do consumo mundial de energia elétrica, são os transformadores elétricos, responsáveis pela energia elétrica que utilizamos ser em corrente alternada e os sistemas elétricos de energia serem estruturados, organizados e explorados da forma como os conhecemos atualmente.
As máquinas elétricas têm atualmente um papel crucial no âmbito das questões ambientais e da sustentabilidade energética. Na produção de energia elétrica de natureza renovável, aparecem nas centrais hídricas de grande porte (acima de 10 MVA), nas mini-hídricas (acima de 100 kVA), e nas micro-hidricas. São também cruciais na produção eólica, com aerogeradores síncronos de corrente alternada, ou aerogeradores de indução duplamente alimentados. Na força motriz, são atualmente máquinas fundamentais nos veículos elétricos, com um crescimento que se prevê exponencial nos próximos anos. No âmbito da força motriz e dos transformadores, as diretivas europeias impõem aos construtores o fabrico de máquinas de muito elevada eficiência energética, proibindo a utilização de máquinas mais antigas de eficiência muito pobre.
Em todas as edições publicamos um artigo sobre máquinas elétricas. É um assunto crucial no âmbito da Engenharia Eletrotécnica. Nesta edição da revista publicamos uma coletânea de artigos sobre máquinas elétricas, em todas as suas vertentes, que foram publicados nos anos mais recentes e que entendemos serem relevantes neste assunto.
Desejando que esta edição da revista “Neutro à Terra” satisfaça as habituais expectativas dos nossos estimados leitores, apresento os meus cordiais cumprimentos.
Porto, 30 de junho de 2022
José António Beleza Carvalho