Avaliação do Impacto dos Veículos Elétricos na Qualidade de Serviço da Rede
DOI:
https://doi.org/10.34630/neutroaterra.vi28.4492Palavras-chave:
Veículos elétricos (VEs), qualidade de serviço, carregamento concentrado, carregamento distribuídoResumo
O forte incremento nos veículos elétricos e suas necessidades de carregamento têm acarretado grandes desafios à gestão
da rede de distribuição, nomeadamente, na alteração da sua qualidade de serviço.
Este artigo propõe uma metodologia para avaliar o impacto de diferentes modos de carregamento numa rede residencial
duma cidade espanhola. Trata-se duma rede em BT com 8087 consumidores, para a qual foram simulados diferentes
cenários de funcionamento e foram analisados os valores apresentados para quatro variáveis críticas. Os índices de
qualidade resultantes são comparados com os limites padrão fixados pela norma de referência EN50160.
Constatou-se que, na generalidade, a concentração dos modos de carregamento nos parques de estacionamento leva
a piores índices de qualidade de serviço, sendo determinado o modo de carregamento mais conveniente para cada
localização. Foi também verificado que o desequilíbrio de tensão é a variável mais influenciada pela localização dos
modos de carregamento.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.