Editorial
DOI:
https://doi.org/10.34630/neutroaterra.vi28.4488Resumo
Voltamos à vossa presença com a vigésima oitava publicação da nossa revista “Neutro-à-Terra”. Em plena crise pandémica em que ainda não se consegue prever o seu fim, já se começam a fazer sentir as consequências muito preocupantes na nossa sociedade e na economia mundial, e que nos deixa a todos com uma sensação de insegurança sobre o futuro. No entanto, o momento não é para desistir e, nunca como agora podemos bem perceber, os assuntos relacionados com os problemas ambientais, a sustentabilidade, a transição energética e as energias renováveis, são tão importantes e determinantes para o nosso futuro. Neste âmbito, continuamos a intervir na área da Engenharia Eletrotécnica com a discussão destas questões atualmente fulcrais, contribuindo com a publicação de vários artigos técnicos e científicos muito interessantes que, além de promoverem a sensibilização, procuraram dar uma contribuição na resolução destes problemas.
Em todas as edições publicamos um artigo sobre máquinas elétricas. É um assunto crucial no âmbito da Engenharia Eletrotécnica. Nesta edição da revista merece particular destaque um artigo técnico que faz uma contextualização histórica sobre o desenvolvimento do motor síncrono de relutância, descreve a sua constituição, analisa o seu princípio de funcionamento, descreve o seu modelo matemático e apresenta as suas principais características. Este motor tem atualmente uma utilização muito relevante no âmbito dos veículos elétricos, sendo utilizado, por exemplo, no automóvel da marca Tesla, modelo 3 (IPM-SynRM).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.