Estratégia de flexibilidade de veículos elétricos para alívio de congestionamento em redes de distribuição

Autores

  • Lucas B. G. Gomes
  • João André Pinto Soares Instituto Superior de Engenharia do Porto
  • Bruno Miguel da Rocha Canizes Instituto Superior de Engenharia do Porto
  • Edison A. C. Aranha Neto

DOI:

https://doi.org/10.34630/neutroaterra.vi24.4413

Palavras-chave:

Veículos Elétricos, Carregamento Inteligente, Sistema de Distribuição

Resumo

Devido à crescente preocupação com as questões ambientais e de sustentabilidade, o sistema de transporte está a passar por importantes mudanças em seu paradigma, com a crescente substituição de veículos de combustão interna por elétricos. Consequentemente, os sistemas elétricos precisam se adaptar à carga cada vez maior exigida da rede de distribuição e ao desafio de identificar padrões de comportamento dos utilizadores de veículos elétricos. Para preparar a rede para essas mudanças, é necessário estudar o comportamento dos usuários de VEs e desenvolver estratégias para lidar com a crescente demanda de veículos elétricos. Sabendo que os veículos elétricos passam por longos períodos estacionados nas estações de carregamento (acima do necessário para recarregar completamente a sua bateria), este trabalho de pesquisa propõe uma estratégia de carregamento de VEs, que visa explorar esses longos tempos estacionados nas estações de carregamento de maneira inteligente. Essa metodologia é aplicada em uma cidade inteligente realista com alta penetração de veículos elétricos para investigar melhor sua aplicação e resultados.

Biografias Autor

Lucas B. G. Gomes

Mestre em Engenharia Eletrotécnica - Sistemas Elétricos de Energia no ISEP ao abrigo do Protoloco de
Dupla Titulação entre o ISEP e Instituto Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Brasil.

João André Pinto Soares, Instituto Superior de Engenharia do Porto

Licenciado em Engenharia Informática e mestre em Engenharia Electrotécnica pelo ISEP, Politécnico do Porto. Obteve o seu doutoramento em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores na Universidade UTAD. Ele é investigador do GECAD - Grupo de Investigação em Engenharia e Computação Inteligente para a Inovação e o Desenvolvimento. Os seus interesses de pesquisa incluem otimização em sistemas energia, incluindo otimização heurística, híbrida e clássica

Bruno Miguel da Rocha Canizes, Instituto Superior de Engenharia do Porto

Atualmente é investigador no GECAD - Grupo de Investigação em Engenharia e Computação Inteligente para a Inovação e o Desenvolvimento do ISEP/IPP. As suas áreas de investigação estão direcionadas para o planeamento e operação de redes elétricas de distribuição, “smartgrids”, gestão de recursos energéticos distribuídos, mobilidade elétrica, resposta ativa da carga e fiabilidade nos sistemas elétricos de energia.

Edison A. C. Aranha Neto

Edison. A. C. Aranha Neto received the Electrical Engineering degree from Federal University of Parana (UFPR), in 2003, Curitiba/PR, Brazil, and Master Eng. and Doctor Eng. degrees in Electrical Engineering from Federal University of Santa Catarina (UFSC), Florianopolis/SC, Brazil, in 2006 and 2012, respectively. Since 2013 he has been developing teaching/research activities at Federal Institute of Santa Catarina (IFSC), Florianopolis/SC, Brazil. His main fields of interest include power system planning, transmission and distribution systems.

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Publicado

2021-11-10

Como Citar

Gomes, L. B. G. ., Soares, J. A. P. ., Canizes, B. M. da R. ., & Neto, E. A. C. A. . (2021). Estratégia de flexibilidade de veículos elétricos para alívio de congestionamento em redes de distribuição. Neutro à Terra, (24), 29–34. https://doi.org/10.34630/neutroaterra.vi24.4413