Motores de propulsão em veículos elétricos: tipos, características e perspetivas de evolução

Autores

  • Pedro Miguel Azevedo de Sousa Melo Instituto Superior de Engenharia do Porto

DOI:

https://doi.org/10.34630/neutroaterra.vi24.4412

Palavras-chave:

MSIP, Motores síncronos de ímanes permanentes, Veículos híbridos, Motores de indução

Resumo

Os sistemas de propulsão baseados em motores síncronos de ímanes permanentes (MSIP) e motores de indução (MI) têm sido as principais opções para veículos híbridos (VH) e elétricos (VE). As limitações das reservas e os elevados custos das terras-raras (constituinte essencial dos ímanes permanentes (IP)) têm motivado o interesse por motores sem IP ou com menores quantidades de terras-raras. Várias configurações têm vindo a ser desenvolvidas e/ou aperfeiçoadas, com vista a ultrapassar as limitações dos MI, sendo que a otimização do seu projeto também tem sido alvo de atenção. De modo não exaustivo, o objetivo deste artigo é incidir sobre os tipos de motores atualmente aplicados na propulsão elétrica. No final, apresenta-se uma breve referência às principais tecnologias emergentes.

Biografia Autor

Pedro Miguel Azevedo de Sousa Melo, Instituto Superior de Engenharia do Porto

Mestre em Automação, Instrumentação e Controlo pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Aluno do Programa Doutoral em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, na Faculdade de Engenharia da  Universidade do Porto. Docente do Instituto Superior de Engenharia do Porto desde 2001. Desenvolveu atividade de projetista de instalações elétricas de BT na DHV-TECNOPOR.

Downloads

Publicado

2021-11-10

Como Citar

Melo, P. M. A. de S. . (2021). Motores de propulsão em veículos elétricos: tipos, características e perspetivas de evolução. Neutro à Terra, (24), 19–27. https://doi.org/10.34630/neutroaterra.vi24.4412