Características básicas do motor de relutância comutado

Autores

  • Pedro Miguel Azevedo De Sousa Melo ISEP

DOI:

https://doi.org/10.34630/neutroaterra.vi22.4398

Resumo

O motor de indução trifásico continua a ser a principal opção
nos sistemas de força-motriz, mas outros tipos de motores
têm vindo a conquistar espaço. O motor de relutância
comutado é uma alternativa possível em certas aplicações.
Trata-se de uma máquina não convencional, simples e
robusta, com capacidade de funcionar em altas velocidades.
O seu funcionamento é caracterizado por binários pulsantes
e ruído acústico, sendo os principais inconvenientes desta
máquina.
Este artigo pretende ser uma introdução ao MRC, focando-se
em algumas das suas características construtivas básicas e
princípio de funcionamento. A modelização e dificuldades
inerentes são abordadas, sendo apresentado um modelo
linear.

Biografia Autor

Pedro Miguel Azevedo De Sousa Melo, ISEP

Mestre em Automação, Instrumentação e Controlo pela Faculdade de Engenharia da Universidade
do Porto. Aluno do Programa Doutoral em Engenharia Electrotécnica e de Computadores, na
Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Docente do Instituto Superior de Engenharia
do Porto desde 2001. Desenvolveu atividade de projetista de instalações elétricas de BT na DHVTECNOPOR.

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Publicado

2021-11-10

Como Citar

Melo, P. M. A. D. S. (2021). Características básicas do motor de relutância comutado. Neutro à Terra, (22), 27–36. https://doi.org/10.34630/neutroaterra.vi22.4398