Controlo Vetorial (FOC) de um Motor de Indução Trifásico Aplicado a um Veículo Elétrico

Autores

  • Pedro Melo Instituto Superior de Engenharia do Porto

DOI:

https://doi.org/10.26537/neutroaterra.v0i15.433

Resumo

Os motores de indução (MI) com rotor em gaiola de esquilo estão muito disseminados nos atuais sistemas de variação de velocidade (“drives”). A sua simplicidade e robustez, aliadas a baixos preços (comparativamente com outras máquinas) e ampla gama de potências disponíveis, são as principais razões.
A evolução verificada nos domínios da eletrónica de potência e nos sistemas de controlo (em particular, o controlo digital), permitiram aplicar os MI em sistemas de elevado desempenho dinâmico (e.g., controlo de binário e/ou posição), substituindo os motores DC, cujas características dinâmicas e simplicidade de controlo os tornavam a primeira escolha em tais aplicações. Com efeito, as “drives” baseadas em MI apresentam características dinâmicas em tudo semelhantes aos sistemas DC, incluindo a possibilidade de funcionamento nos quatro quadrantes do plano (T, nr). No entanto, a complexidade do conversores e, sobretudo, dos sistemas de controlo é muito mais elevada nos sistemas AC. Os sistemas baseados no controlo vetorial são os mais usuais nas “drives” baseadas nas máquinas AC convencionais (assíncronas e síncronas). Existem outras metodologias também usadas na indústria (e.g., controlo direto do binário – DTC), mas neste trabalho somente o controlo vetorial será abordado.

Biografia Autor

Pedro Melo, Instituto Superior de Engenharia do Porto

Mestre em Automação, Instrumentação e Controlo pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. 
Aluno do Programa Doutoral em Engenharia Electrotécnica e de Computadores, na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. 
Docente do Instituto Superior de Engenharia do Porto desde 2001.
Desenvolveu atividade de projetista de instalações elécricas de BT na DHV‐TECNOPOR.

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Publicado

2015-06-12

Como Citar

Melo, P. (2015). Controlo Vetorial (FOC) de um Motor de Indução Trifásico Aplicado a um Veículo Elétrico. Neutro à Terra, (15). https://doi.org/10.26537/neutroaterra.v0i15.433