Manual de Boas Práticas para Cadastro de IP

Autores

  • Alberto Van Zeller Country manager Aura Light

DOI:

https://doi.org/10.26537/neutroaterra.v0i13.402

Resumo

Nos últimos meses o CPI (Centro Português de Iluminação) tem realizado uma série de seminários, por todo o País, para divulgar o seu último documento, recentemente impresso, ”Manual de Boas práticas para Cadastro de IP”. É pertinente perguntar porque é que havendo iluminação pública há mais de 100 anos em Portugal, se lembra agora o CPI da criação de um ” Manual de Boas práticas para Cadastro de IP”.
As razões para a criação de um documento sobre um tema aparentemente fácil e óbvio são muitas, como veremos mais adiante.

Biografia Autor

Alberto Van Zeller, Country manager Aura Light

Curso de Engenharia Eletrotécnicado InstitutoSuperior de Engenhariado Porto.
Últimos 25 anos dedicados à especialização em iluminação, frequentando cursos e seminários promovidos pela IESNA e Lighting Research Center nos USA, últimos dos quais em Fevereiro deste ano em Sta Clara/California sobre tecnologia LED. Membro da Comissão Técnica Europeia de Normalização para Luminárias, Balastros, Lâmpadas e Condensadores (CTE34A,B,C e D), entre 1989 e 1994. Vice‐Presidente para a área técnica do Centro Português de Iluminação (CPI). Membro da Illuminating Engineering Society of North America(IESNA). Membro do Comité Espanhol de Iluminação (CEI). Membro do Grupo de Trabalho que elaborou o Documento de Referência de Eficiência Energética para Iluminação pública (DREEIP), sob coordenação do Ministério de Economia e Inovação (MEI). Consultor para a área de iluminação pública da Agência para a Energia (ADENE). Country manager do Grupo Indal em Portugal, entre 2000 e 2012. Country manager da Aura Light em Portugal, desde 2012.

Downloads

Publicado

2014-06-09

Como Citar

Zeller, A. V. (2014). Manual de Boas Práticas para Cadastro de IP. Neutro à Terra, (13). https://doi.org/10.26537/neutroaterra.v0i13.402